Quod reduz pela metade os chargebacks, uma das principais dores do ecommerce
Os temidos chargebacks, cobranças contestadas pelo titular do cartão sob a principal alegação de ter sido vítima de fraude, têm se tornado uma das maiores dores de cabeça para os varejistas. De acordo com dados do mercado, as fraudes com cartão de crédito foram responsáveis por um prejuízo de cerca de R$ 9 bilhões apenas em 2023. Para se protegerem contra essa perda, varejistas têm buscado as mais diversas soluções. Um levantamento realizado pela quod constatou que a demanda por esse tipo de solução cresceu mais de 108% no último ano, atingindo picos de demanda em datas que movimentam o ecommerce, como o dia das mães, que neste ano acontece no próximo dia 14 de maio.
De fato, é nas vendas com cartões não-presentes que as empresas estão mais expostas. É fácil entender o porquê: por um lado, os varejistas e carteiras digitais investem pesado em marketing para atrair consumidores para suas plataformas. Por outro, o fraudador percebe uma oportunidade de conseguir alguma vantagem financeira.
Na jornada do cliente até a conclusão da operação, temos que oferecer uma análise ágil com o mínimo de fricção possível. Mas e se o cliente não for quem alega ser? Ou pior, o cartão utilizado para a venda não pertencer àquele consumidor? Vender, entregar e não receber é a tempestade perfeita: neste cenário perde-se o investimento de marketing, o valor do produto vendido, a reputação da marca e some-se a isso os custos operacionais de cancelar a venda, atender o consumidor lesado.
Como a quod pode te ajudar?
Para todo problema complexo há várias respostas possíveis. A abordagem da quod é utilizar inteligência de dados para analisar o cenário em milissegundos sem que o consumidor sequer perceba o que está acontecendo e que sua experiência seja impactada. Com isso, é possível detectar várias possibilidades, desde a situação do CPF informado até o risco associado ao cartão. Isso permite criar políticas mais conservadoras para as transações de alto risco, assim como políticas mais arrojadas para transações de baixo risco, reduzindo o custo de análise transacional.
Recomendados pelo LinkedIn
Temos como exemplo um cliente do setor varejista que comercializa flores online. Com o produto Quod Autentica Cartões, esse cliente conseguiu separar as transações que originaram chargebacks em dois grupos: o de alto risco e o de baixo risco. Utilizando uma política com foco em aumento da eficiência geral da decisão, foi possível equalizar regras que negassem as transações de alto risco e aprovassem as de baixo risco automaticamente, reduzindo assim a taxa de chargeback em 42% e aumentando a taxa de aprovação correta em 94%.
O Dia das Mães se aproxima e a previsão é que o volume de vendas em 2023 apresente crescimento em relação ao ano anterior. Historicamente, é a data mais arriscada para o setor varejista. Em um cenário de sociedade mais digitalizada, a venda online ganha relevância em detrimento das vendas em lojas físicas. Aproveitar esse movimento é decisivo para o sucesso comercial.
Dois fatores são chave para vencer nessa arena: prover uma experiência excelente para o cliente e proteger-se contra as fraudes. A quod pode ajudar você e sua empresa a superar esses dois desafios! Para conhecer mais: https://bit.ly/3KnjXgA