Reconfigurando o papel do artista digital
O mundo inteiro enfrenta uma pandemia por conta do coronavírus. Por essa conta, os eventos artísticos que contavam com aglomeração em massa de pessoas, foram cancelados.
Como um artista pode sobreviver profissionalmente em meio à pandemia?
Simples, a jornada de um artista é igual a de uma empresa. Precisa ser bem administrada e estar atenta aos movimentos do mercado, para que não seja engolida pela concorrência.
Por que seria diferente no mundo das artes?
Mas, calma aí, que vou explicar o antes disso e dar o contexto.
É considerado um artista, todo aquele que cria diferentes tipos de arte, seja pintura, escultura, dança, cinema, TV, fotografia, música e entre outros.
Todo o meio artístico depende de plateia, ou seja, de pessoas que vão até o teatro, show, cinema, museus de arte e de fotografia etc.
Desde que a pandemia do coronavírus se instalou, todos os artistas se viram obrigados a mudarem a forma de trabalhar, aproveitando a tecnologia para continuarem se comunicando com o público. E não somente eles, mas também todas as profissões sofreram o impacto da crise.
O artista deve ter a consciência de que ele pode transmitir mensagens de alegria, de incentivo e motivação ao seu público ou até mesmo de reflexão, refletindo uma arte natural.
O cenário atual é de medo, incerteza, pânico e sofrimento, com milhares de pessoas desempregadas, muitas delas acamadas ou isoladas por conta do coronavírus, e outras passando por ansiedade, depressão e síndrome do pânico.
Até mesmo na hora de criar um material artístico, muitos profissionais encontram-se em blackouts criativos persistentes, ocasionando no comprometimento da saúde mental deles, gerando ansiedade, depressão e pânico.
O mesmo acontece com o nosso cotidiano. O ser humano tem vários sentimentos e age de acordo com o que ele mesmo sente.
A arte pode então refletir a alegria que as pessoas podem experimentar, mesmo isoladas por conta da pandemia, motivando-as a seguir em frente, um dia de cada vez.
A tecnologia tem atuado de forma primordial na área artística, pois apesar de não estarem abertos os shows, teatros e museus, as pessoas podem acompanhar o entretenimento por meio de streaming – as famosas lives ao vivo em plataformas como o YouTube, Instagram, Facebook e etc.
Os cantores por exemplo, aderiram a essa forma de transmissão para continuarem divulgando o seu trabalho, marcando presença na vida dos fãs, e claro, enriquecendo o seu papel artístico, reconfigurando-o.
Deixe uma mensagem de alguma dúvida sobre o marketing digital :)
Sobre a autora
Ajudo a promover o uso da internet para potencializar negócios de forma digital (startups, empresas de inovação e artistas), desde 2017.
Faço isso através da tecnologia e o marketing digital, porque acredito que, podemos comunicar com pessoas do mundo todo, de maneiras certas e criando conexão com elas (Atualmente, estou em formação para ser atriz também).
Curso novo de marketing na Casa 11: Me manda uma mensagem que eu te dou as informações em primeira mão, antes da divulgação oficial.