Recrutamento com diversidade para times de alta performance.
"Sem dúvidas, o recrutamento e seleção inclusiva são a porta de entrada para times de alta performance."
Esta afirmação está comprovada por pesquisas nos resultados financeiros e de retenção de talentos de grandes empresas que adotaram, há algum tempo, a diversidade em seus times.
A cultura organizacional é um dos principais pilares sustentadores da diversidade e inclusão, porque reúne todos os valores, crenças, objetivos e propósitos da empresa. A cultura tem a capacidade de moldar o modo de pensar dos colaboradores (mindset).
Para impulsionar a criação de uma cultura inclusiva, todos os colaboradores internos precisam ser ensinados a olhar com apreço para as diferenças. Essa atitude será repassada por meio de eventos, treinamentos e grupos de debates sobre o tema “diversidade e inclusão”.
À medida que entendem os benefícios e a importância dessas práticas, os colaboradores se tornam divulgadores da cultura inclusiva e as estratégias, voltadas para um ambiente diverso, serão potencializadas e vivenciadas por toda a equipe.
Como colocar a inclusão em prática?
Muitas organizações desejam promover a inclusão iniciando nas práticas de recrutamento e seleção, mas não sabem por onde começar. Então seguem algumas dicas essenciais:
Recomendados pelo LinkedIn
Claro que estas são apenas algumas dicas essenciais de tantos passos que estão envolvidos neste processo, mas é começando que a empresa entenderá o que precisa ser feito e quantos bons resultados esta ação poderá render.
Que tal começar hoje mesmo? Pode me mandar suas dúvidas para dar o primeiro passo que tenho muito a compartilhar sobre o caminho que já trilhei.
Mariluci Durante
Administradora de Empresas.
Muito bom compartilhar conhecimento, esse é um tempo para qual as empresas devem olhar de forma muito séria!