Recrutamento com diversidade para times de alta performance.

Recrutamento com diversidade para times de alta performance.

"Sem dúvidas, o recrutamento e seleção inclusiva são a porta de entrada para times de alta performance."

Esta afirmação está comprovada por pesquisas nos resultados financeiros e de retenção de talentos de grandes empresas que adotaram, há algum tempo, a diversidade em seus times.

A cultura organizacional é um dos principais pilares sustentadores da diversidade e inclusão, porque reúne todos os valores, crenças, objetivos e propósitos da empresa. A cultura tem a capacidade de moldar o modo de pensar dos colaboradores (mindset).

Para impulsionar a criação de uma cultura inclusiva, todos os colaboradores internos precisam ser ensinados a olhar com apreço para as diferenças. Essa atitude será repassada por meio de eventos, treinamentos e grupos de debates sobre o tema “diversidade e inclusão”.

À medida que entendem os benefícios e a importância dessas práticas, os colaboradores se tornam divulgadores da cultura inclusiva e as estratégias, voltadas para um ambiente diverso, serão potencializadas e vivenciadas por toda a equipe.

Como colocar a inclusão em prática?

Muitas organizações desejam promover a inclusão iniciando nas práticas de recrutamento e seleção, mas não sabem por onde começar. Então seguem algumas dicas essenciais:

  • Divulgação de vagas e comunicação apropriada: isso pode ser feito por uma consultoria especializada. Usar as palavras chaves para que o anúncio das vagas chegue ao maior número possível de profissionais com perfis distintos e divulgá-las nos canais certos. Para recrutamento assertivo é preciso garantir que os anúncios alcancem os públicos corretos, como também que “fale a língua” deles, evitando expressões que segregam as vagas ou dão a entender que algum grupo de pessoas não tem vez no processo seletivo. Evite o capacitismo!
  • Oportunidades igualitárias nas entrevistas com foco em competências e habilidades para desenvolver o trabalho necessário, evitando vieses de aparência e idade.
  • Outra preocupação que as empresas devem ter é com a inclusão no espaço de trabalho. Sem instalações que permitam a mobilidade e a acessibilidade de pessoas com deficiência (PCD) física, a organização não pode se posicionar como inclusiva e isso inclui todos os tipos de deficiência. Algumas empresas não só remodelam os espaços internos, como também criam ambientes que estimulam a interação entre os colaboradores de diversos perfis. Um exemplo é o local dedicado ao comitê da diversidade no qual é discutido sobre promover práticas inclusivas da empresa, que pode ser feito com os colaboradores internos e recém contratados. Identifique os perfis diversos dentro de empresa que queiram se juntar a essa roda.

Claro que estas são apenas algumas dicas essenciais de tantos passos que estão envolvidos neste processo, mas é começando que a empresa entenderá o que precisa ser feito e quantos bons resultados esta ação poderá render.

Que tal começar hoje mesmo? Pode me mandar suas dúvidas para dar o primeiro passo que tenho muito a compartilhar sobre o caminho que já trilhei.

Mariluci Durante

Administradora de Empresas.



Muito bom compartilhar conhecimento, esse é um tempo para qual as empresas devem olhar de forma muito séria!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos