Recursos Humanos – Grátis para você e sua Empresa
Gostaria de contribuir gratuitamente com os colegas sobre alguns assuntos importantes para aqueles que estão ou pretendem ingressar nesta área e possuem dúvidas sobre em qual setor ou atividade irão pretender trabalhar, bem como para as Empresas entenderem um pouco mais sobre a área de Recursos Humanos. Para cada um dos itens abaixo que compõem a área de recursos humanos, poderia dissertar sobre pelo menos uma hora, mas vou me ater aos pontos fundamentais para que você possa obter sucesso em sua carreira profissional e oferecer um diferencial a sua Empresa.
Antes de tudo é importante destacar que em nossa área algumas Empresas veem o RH como um gerador de despesas e não como um provedor de receitas e resultados. Cabe a cada profissional ilustrar com números o outro lado da moeda dentro das premissas da visão, missão e valores estabelecidos e divulgados aos colaboradores da organização para demonstrar que o sucesso não vem ao acaso e sim através de ações e resultados.
· Recrutamento e seleção: É fundamental entender do negócio, dificuldades para a contratação, porque os colaboradores se desligam ou são desligados, formação e experiência necessária e principalmente oficializar através de um documento assinado pelo gestor para iniciar qualquer processo seletivo, seja interno ou externo.
Antes de recrutar saiba qual o salário, local de trabalho, horário e responsabilidades. Sem estas informações, não inicie nenhum processo ou ficará refém de uma breve mal sucedida palestra de integração para novos colaboradores. Sua vaga mais difícil deve ser fechada em até 05 dias úteis, se não fechou, entenda e corrija a falha no processo de recrutamento e seleção. É inadmissível no atual cenário econômico do País argumentar que a vaga não foi fechada por falta de candidatos. Divulgue estas informações.
· Treinamento e Desenvolvimento: Inicie com um projeto para identificar as necessidades e cultura da empresa, realize uma pesquisa de clima organizacional, saiba se estas necessidades estão alinhadas com o desejo dos sócios e se existe um orçamento compatível para os custos com estas despesas, defina prazos, cobre a participação e envolvimento dos gestores e faça acompanhamentos sobre a evolução e progresso das atividades realizadas. Mantenha uma lista de presença assinada para gerar relatórios. Ao final de um trimestre você deve receber um relatório dos gestores sobre a atuação dos colaboradores treinados para recomendar ação de capacitação, substituição ou orientação profissional.
· Cargos e salários: Antes de definir junto a Diretoria e os gestores sobre responsabilidades e salários, realize uma pesquisa sobre o mercado. Veja como estão se comportando os principais concorrentes. Criar políticas de remuneração com metas que não podem ser atingidas irá gerar um efeito negativo em sua Empresa. Você conhece sobre remuneração variável, programa de participação em resultados, tem números de produtividade, turnover e absenteísmo? Qual a política de sua empresa para pagar a participação nos lucros e resultados?
· Benefícios: É necessário equilíbrio para fornecer o melhor ao mais baixo custo. Faça pesquisa de mercado, audite a utilização e antes de oferecer qualquer plus, veja se a política de sua empresa atende os pré-requisitos exigidos pelo Sindicato da categoria profissional. Ofereça o plus somente se disponibilizar o básico exigível. Você fornece combustível para quem vem de transporte público, oferece vale transporte para quem mora próximo da empresa?
· Contencioso trabalhista: Todas Empresas possuem mas é primordial entender como mitigar ou reduzir aos níveis mínimos as demandas trabalhistas. Os gestores tem conhecimento, eles estão orientados para a ação de redução, está havendo uma cobrança efetiva de ações? Acompanhe os processos, observe os prazos e veja como atender a legislação. Verifique se sua organização possui gestores comprometidos para comparecerem como testemunhas em casos de processos trabalhistas, caso não queiram comparecer, identifique e trate os problemas apontando soluções.
· Relações Sindicais: Você conhece todos os sindicatos patronais e laborais da área de atuação de sua empresa, data do dissídio coletivo, pisos salariais da categoria? Qual a relação de sua Empresa com eles? Ente suas atividades estará a definição de políticas como por exemplo se sua Empresa permite panfletagem, associação dos colaboradores para o uso de convênios, colônia de férias, etc. Além disto será necessário acompanhar as reuniões para tratativas de negociações salariais, acordos coletivos de trabalho, repasse de descontos, identificar os colaboradores estáveis, etc.
· Apontamento eletrônico: Cada organização possui um sistema de controle de jornada de trabalho. Ela pode ser por fixa, por escala de trabalho, com pagamento adicional por hora extra, com sistema de compensação através do banco de horas, por turno de revezamento, mensal, por hora de trabalho, etc. Tanto maior for a Empresa e suas regras, haverá a igual necessidade de entendimento do responsável para a tratativa do ponto. É uma atividade que requer muita compreensão de regras, tratativas diárias e interação junto aos gestores para conhecimento do horário de trabalho de seus funcionários. Qual o grau de comprometimento dos gestores para avaliar as intercorrências apontadas? Que ações estão sendo adotadas?
· Folha de pagamento: Basicamente todos os maiores ERP são iguais, mas é fundamental que você conheça e esteja atualizado sobre incidências de impostos, datas de recolhimentos, legislação trabalhista e previdenciária, normas regulamentadoras e que saiba auditar os processos automáticos gerados pelo sistema. Qualquer sistema faz a folha de pagamento, férias e rescisões, mas se você não conhecer detalhadamente sobre legislação trabalhista haverá uma grande possibilidade de gerar informações erradas e multas. Uma das maiores responsabilidades e sucesso para a folha de pagamento é o de registrar e manter atualizado o cadastro dos colaboradores em seu sistema, se houver falhas, todo o restante será consequência da falta de observância.
· Segurança e Medicina do trabalho: Existe uma série de obrigações legais previstas na CLT dispostas no capítulo de Normas regulamentadoras que dispõe sobre o uso de equipamento de proteção individual, Exames admissionais, demissionais, periódicos, troca de função, retorno ao trabalho, Pcmso, Ppra, Ppp, Cipa, etc. Normalmente cabem aos técnicos de segurança do trabalho, Engenheiros e médicos sobre a observância do cumprimento. Todavia em muitas organizações, o próprio Rh é o centralizador destas atividades para efetuar o controle sobre os serviços terceirizados. Você conhece e se mantém atualizado sobre estas exigências? Sabe quando, em qual prazo e situações emitir uma CAT?
Para qualquer uma das opções escolhidas acima, tenha e mantenha relatórios de indicadores que além de subsidiar suas ações, irão indicar a empresa quais as melhores estratégias que deverão ser utilizadas para otimizar os resultados de performance de sua Empresa.
Agora vamos falar sobre seu futuro e trajetória na área de recursos humanos. Sem cogitar sobre graduação e cursos. Para ser ou se tornar um profissional generalista ocupando algum cargo de gestão na área de recursos humanos é necessário e indispensável conhecer minimamente todos estes subsistemas, atividades e responsabilidades, visto não ser possível ocupar este cargo sem deter os conhecimentos mínimos.
Um profissional completo na área de recursos humanos terá que ter trabalhado por 10 anos em pelo menos 04 segmentos para conhecer modestamente os poucos itens acima e assim poder ser um colaborador em nível Pleno que agregue resultados ao negócio, auxiliando a organização em seu fortalecimento, cumprindo a legislação, promovendo a capacitação profissional reduzindo demandas trabalhistas, contratando, treinando, mantendo equipes e otimizando as relações entre capital e trabalho.
Para ocupar um cargo de gestão em nível Sênior com amplos conhecimentos em todos os subsistemas, o profissional não terá menos que 15 anos de experiência em pelo menos 05 segmentos profissionais, havendo ocupado cargos à nível de gerência e/ou diretoria nos últimos 10 anos.
Espero que tenha gostado e se você tem dúvidas, críticas, sugestões ou gostaria de compartilhar esta publicação com nossos colegas utilize o espaço abaixo.
Se desejar falar comigo através de meu e-mail particular fique à vontade: airton_sposito@yahoo.com.br
Corretor de Imóveis
7 asim e obrigado....
Advogada | Departamento Pessoal | Gestão de Pessoas | Liderança Estratégica | Varejo | Franquias
7 aExcelente Texto!! Parabéns !!
Gestor de Recursos Humanos / Coaching
7 aAirton, informação útil e preciso o seu texto. Ele descreve exatamente o meu histórico profissional.
Corretor de Imóveis
7 aObrigado