Redes Sociais:Tudo me interessa, mas nem tudo me convêm...
Messias Cavalcante

Redes Sociais:Tudo me interessa, mas nem tudo me convêm...

Todos os dias estamos expostos a novidades, umas vem e dominam o cenário de forma tão rápida que já não lembramos há quanto tempo já estão conosco de tão presentes em nosso dia a dia, mas mesmo assim isso não significa que a dominamos ou até mesmo estamos conseguindo tirar o melhor proveito delas, isto é, se de fato existir algum proveito que possamos tirar de determinada novidade, afinal como como já diz o ditado popular: "Nem tudo que reluz é ouro.", ou aquele outro "Tudo me interessa, mas nem tudo me convêm." 

Mas deixando os ditados populares e a filosofia um pouco de lado, o objetivo desse artigo é provocar algumas reflexões, sobre como podemos utilizar as muitas e variadas mídias sociais, que tanto fazem parte do nosso dia a dia, e é claro de nossos clientes. Afinal a sua maioria originalmente é pensada a favor do usuário pessoa física, pois como o nome diz, tratam-se de redes sociais, e não necessariamente comerciais, não que as empresas devam ficar de fora, pelo contrario, é a chance que as empresas estão aproveitando para ficar ainda mais próximas de seus clientes.

Mas será que essa regra vale para todo e qualquer negócio? ou melhor qual será o formato mais adequado para o meu negócio aproveitar essa onda? Como utilizar esse "local" onde todos estão para criar negócios, ou fortalecer o meu negócio? Sem dúvida as respostas a essas perguntas devem valer bastante, e mais trazerem resultados ainda maiores.

Porém para performar bem nas redes sociais, não basta simplesmente estar nelas, mas sim, produzir a partir delas efeitos no nosso negócio, e acredite nesse caso, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, isto é, estar no facebook por exemplo não reflete imediatamente em negócio, é preciso saber como trabalhar lá no on line, para trazer dinheiro aqui no caixa que é off line.

Ou seja, usar o facebook, como já vi vários varejos como ponto de reprodução do tabloide, não necessariamente gerará o envolvimento necessário para ganhar novos clientes, fidelizar os atuais ou ate mesmo estimular novas compras, e olha que isso é o mais comum... se duvida acesse algumas páginas no facebook, desde as grandes redes até as menores dos mais diversos segmentos.

Então qual seria uma solução? Acreditamos que um formato interessante para explorar tais redes sociais seja através da parceria, isso mesmo, através da associação de sua marca, produto ou varejo com um produtor de conteúdo que tenha atratividade com o seu publico alvo. Isto é, essas parcerias podem lhe render boas indicações, isto é, se bem trabalhadas, afinal o que mais se encontra no universo de comunidades virtuais são comunidades de afinidades, e quando bem trabalhadas, as parcerias nesses grupos têm altas chances de sucesso.

Por exemplo, imagine que na sua região  exista um grupo que procure reunir as mães da região, agora suponha que você tem negócio voltado saúde, e que estamos chegando perto do verão, um bom trabalho de parceria com o objetivo de alertar para a preocupação com a exposição ao sol sem os devidos cuidados pode causar riscos reais as crianças, informação essa que todos ou boa parte da população sabe, mas que associada a entrega de um bom artigo sobre o tema que o seu profissional de saúde pode lhe ajudar a construir, pode ser uma porta de entrada para abrir o tema no grupo e posicionar a sua loja como ponto de referência para encontrar o produto certo de acordo com o perfil de cada criança e o seu tempo de exposição ao sol.

Este é um exemplo, mas com um pouco mais de estudo, e conhecimento dos perfis de interesse, podemos ter outras tantas soluções.  Interessado? Vamos falar mais sobre o assunto, afinal propor soluções com inovação é o objetivo da Recycle.

Leia mais artigos em nosso blog, ou em nossa página no facebook, ou se preferir acesse nosso site e saiba mais sobre o que podemos oferecer como solução.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Messias Cavalcante

  • De quem é o Big Data?

    De quem é o Big Data?

    Quando eu era criança, numa remota época a algumas décadas atrás, onde ter um telefone era o mesmo que ter uma casa ou…

    4 comentários
  • Contra paralisia da crise a solução é se mexer!

    Contra paralisia da crise a solução é se mexer!

    Em períodos mais complicados vencer sendo proprietário de um varejo do segmento farmacêutico requer cada dia mais uma…

  • Quem é o seu cliente Nº 1? Parte I

    Quem é o seu cliente Nº 1? Parte I

    A pergunta tem um duplo interesse na resposta, mas vamos por parte, afinal entendemos por cliente, aquela pessoa que…

  • O mundo sem a sua marca

    O mundo sem a sua marca

    Se a sua marca deixasse de existir, o que os consumidores perderiam? Essa pergunta foi feita no curso de Branding…

  • Entre o Novo e o Diferente – Parte II

    Entre o Novo e o Diferente – Parte II

    Em minhas constantes visitas a varejos dos mais diversos segmentos, procuro observar nas propostas de valor, ou razões…

  • Entre o Novo e o Diferente – Parte I

    Entre o Novo e o Diferente – Parte I

    Taí duas palavras que facilmente são confundidas quando estamos fazendo planejamento, afinal podemos facilmente…

  • Conforme Manual de Procedimentos - Parte II

    Conforme Manual de Procedimentos - Parte II

    Muito bem, imagine o seguinte cenário: Hoje o Joãozinho começou a trabalhar na Saúde Drugstore, uma loja que pertence…

  • Conforme Manual de Procedimentos - Parte I

    Conforme Manual de Procedimentos - Parte I

    Há alguns dias atrás em um dos meus muitos almoços relâmpagos entre um compromisso e outro, naquela famosa rede de fast…

  • 3 Pontos de Reflexão para o Gestor

    3 Pontos de Reflexão para o Gestor

    Para o amigo proprietário, empreendedor, gestor ou alguém que gerencie pessoas, um texto para sua reflexão e…

  • Um por Todos & Todos por Um

    Um por Todos & Todos por Um

    De fato o jargão dos famosos mosqueteiros faz todo o sentido quando estamos falando sobre o sucesso de um negócio, e…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos