REESTRUTURAÇÃO
Já passei por diversas empresas atuando como prestador de serviço em uma grande empresa, a onde atuei como coordenador de contrato, atuando diretamente com o cliente e entendendo as dificuldade e facilidades de cada cliente, muitas das vezes buscando algo de bom aplicado por um cliente para aplicar em outro, tentando entender os problemas enfrentados por um cliente e avaliando uma solução para tal dificuldade e assim ajustando os caso pontuais e costurando os problemas, porém chega um momento que a empresa não tem como costurar e precisa realizar uma estruturação séria para sair da crise e diminuir seus custos operacionais e voltar ao crescimento. Esse momento pode ser pensando por muitos que é estagnação, mas penso que se faz necessário para buscar a retomada ao crescimento, buscar novos clientes, novos negócios. Por isso vejo que a primeira fase é olhar para dentro da empresa e verificar os estados atual que a empresa se encontra no momento. Na sequência definir quais tipos de reestruturação precisa ser implementadas, lembrando que sempre que pensar em reestruturação e deixar de pensar no presente trabalhar forte na base de cada pilar e interligar todos os processos e os responsáveis que faram com que a interligação dos processos sejam mais enxutos possíveis, isso fara um diminuição do efetivo, diminuição de burocracia, diminuição de custo, etc. Lembrando que o controle do negócio e a chave de tudo, porém não pode ser burocrático tem que ser de maneira natural e automático, a fim de não desestimular o trabalhador criativo que gera receita passar a ser um cumpridor de tarefa desmotivado. Posso citar algumas reestruturações necessárias para reorganização de uma empresa: Reorganização estratégica, financeira, mercadológica, geral, tecnológica e organizacional. Podemos usar a matriz Swot para prover indicadores e facilitar a tomada de decisão, pois teremos os pontos fortes e fracos do negócio.
O planejamento estratégico vem a partir do momento que possuir os dados assertivos a respeito dos setores que devem ser reestruturados, Assim as mudança devem ser implementadas, mas como falado anteriormente suportada por uma tecnologia (software) que atenderá a interligação de todos os processos e setores ideal após a definição buscar um parceiro para implementação de software que fara a interligação de todos os processos em apenas um sistema (facilidade de controle dos processos) inicio do sistema integrado de gestão (negócio / processos).
A reorganização de equipes e líderes vem a posterior com base na análise de processo (estudo realizado com base no fluxo dos processos e suas interligações) sendo possível analisar a onde serão necessário os lideres, ou seja, que faram com que as interligações de setores possam funcionar e com isso alocar os gestores / profissionais para as vagas chaves de acordo com a competência necessária de cada setor/processo fazendo então os colaboradores chaves para iniciar a implantação de cada setor (contratação dos demais colaboradores ou realocação de acordo com perfil já existente na companhia) afim de operacionalizar os setores/processos (facilita a analise de performance do colaborador)
Após a contratação dos profissionais vem a parte de treinamentos, workshops, eventos. Essa fase é de suma importância e primordial para que os processos possam ser desenvolvidos de forma simples e sem burocracia fazendo com que todos tenham conhecimento da parte do processos / sistemas a qual serão os responsáveis pela dinâmica do processo e por qual motivo estão ali, portanto quanto mais capacitados mais rápidos os processos serão atendidos.
Com todos os processos em funcionamento e necessários ter os indicadores de performance para saber em qual direção cada setor está indo, se é necessário realizar ajuste. Somente com os indicadores estruturados que mostram de forma detalhada cada processo e como esta cada setor, podendo ser avaliado os dados e fatos para que as ações possam ser tomadas e as decisões assertivas (não se avalia um processo setor apenas com um indicador e necessário que os indicadores possam ser a base para a tomada de decisão), com todos os indicadores implementados e todos sabendo as metas e desafios de cada setor é necessários o acompanhamentos constantes para garantir que as metas e objetivos sejam alcançados / atingidos.
Recomendados pelo LinkedIn
Assim o processo deve continuar e melhora continua a fim de realizar as adaptações e melhoria sempre afim de melhores resultados, observando todo o processo o ciclo PDCA está presente em toda essa história seguido das ferramentas da qualidade (Pareto, 5W2H, Seis Sigmas, Ishikawa, análise gráfica etc.)
Portanto vale ressaltar que a reestruturação realizada de maneira planejada, estruturada por um único sistema de gestão (software), com colaboradores treinados e capacitados, e um acompanhamentos constante, os frutos serão gigantes: redução de custo, aumento de produtividade e bem-estar dos colaboradores. Digo ainda que o bem star dos colaboradores e peça mais importante, pois faz com que todos os processos possam ser atendidos de forma ágil e com qualidade, colaborador trabalhando sem sobrecarga para cumprir suas tarefas sobra tempo para propor as melhorias para o crescimento da empresa e mantem o colaborador sempre motivado.
Motive com melhoria dos processos; com menos burocracia; robustez de forma simples no controle dos processos; cobre resultados alcançáveis; cobre os resultados, mas de a ferramenta para que a cobrança tenha fundamentação; reconheça os colaboradores dedicados; responda seus subordinados e converse se necessário for e nunca deixe sem uma resposta mesmo que seja negativa; observe e fique atendo no indicador de turnover pode indicar que algo esta errado e precisa de atenção.
Profissional de SMS Offshore| Técnico de Segurança do Trabalho Offshore| Offshore Safety Specialist| Offshore HSE Coach| Analista de QSMS| Auditor SGSO |NR 37 | Consultor HSEQ| Human Factors| Graduado Gestão da Qualidade
3 aMuito bom Wescley ! Você é diferenciado. Abraço meu amigo. 🙏🏻