Reinvenção do"sair para trabalhar"
E o despertador toca. Alguns colocam no modo soneca, outros pulam da cama. Seja lá como você comece o seu dia, todos concordamos que trabalhar faz parte da nossa rotina. Não importa o tipo de ocupação nem se é exatamente o trabalho dos seus sonhos mas, se sentir útil e usar as suas habilidades para fazer algo e ainda garantir um dinheirinho no final do mês, faz os dias serem mais motivantes e é praticamente algo sine qua non para nos sustentarmos financeiramente.
Mas algo esta se transformando neste processo. O ''sair para trabalhar'' como sempre foi feito esta sendo reinventado. Existe uma nova relação com o trabalho que esta ligada a como estamos nos relacionamos com nós mesmos. A nossa expectativa esta proporcionalmente mudando de acordo com a evolução e aprofundamento que estamos conseguimos alcançar em relação ao que somos e queremos como pessoa.
Sem desmerecer o como era no passado, existe um movimento crescente onde os colaboradores querem se conectar com o porque do que esta sendo feito no trabalho e isto tem como base um passo anterior, que é a descoberta genuína de entender o propósito das suas próprias vidas. A partir desse ponto é que passa a fazer sentido o que deve ser realizado e a identificação com os valores e a cultura da organização. Pendurar a alma na porta da empresa antes de começar o dia e depois vesti-la ao sair para voltar para casa, esta ficando cada vez mais difícil. A essência de cada um esta começando a ser levada para dentro e com isso, muita coisa esta mudando para melhor nas empresas.
Outras questões começam a fazer parte da rotina do trabalho e a movimentação é geral em torno do propósito e o valor das coisas, que se confundem, de forma positiva, e impactam as corporações, principalmente em relação a gestão e desenvolvimento dos colaboradores. O que os motiva hoje em dia vai muito além do bônus ou um tapinha nas costas. Diria, bem além.
Esta mudança de mindset requer a renovação das habilidades e comportamentos por parte dos líderes e por consequência, de organizações que acompanhem a profundidade para onde tudo esta caminhando. As empresas precisam se abrir em todos os sentidos. Só assim será possível despertar todo o potencial que realmente existe nas pessoas e alcançar esta nova mentalidade do trabalhar, que tem como base o propósito, o compartilhamento e o senso de contribuição!
"O sair para trabalhar" de hoje esta sendo reinventado como nunca havia sido feito antes.