Relacionar-se
Nos movemos por relacionamentos!
O ato de vender ou comprar qualquer coisa é resultado de um bom relacionamento. Seja uma ideia, um bom atendimento no balcão da loja ou da padaria, uma ligação atenciosa de pré-vendas ou acompanhar com carinho a solicitação do cliente, ou ainda, um bom ambiente virtual para buscar produtos e quem sabe um robô simpático para atender minhas dúvidas primárias até um atendente conseguir me dar atenção no chat on-line.
Relacionar-se bem, pressupõe primeiramente estar bem consigo mesmo. Requer alguma habilidade, como por exemplo, se interessar realmente por aquela pessoa e seu conteúdo, ou ao menos, pelo tema do universo comum. Chamar pelo nome, conhecer um pouco de sua história, seus anseios e se colocar como um ouvinte interessado. Relacionar-se requer atenção e cuidado. Relacionamento nos traz responsabilidades e por isso é tão importante sabermos nos relacionar.
Mas não existe receita e nem mesmo etiqueta para isso. Existem limites que precisam ser conhecidos por ambas partes e interesses no universo comum que serão a força motriz para este relacionamento. Esta também é a resposta para a pergunta sobre a validade do relacionamento, pois, enquanto os interesses forem sendo cultivados o relacionamento será saudável e duradouro. O tempo dirá, sim, assim como as atitudes, as promessas cumpridas, e a verdade e transparência.
O resultado de um bom relacionamento pode ser de interesse comum entre os relacionados, ou entre duas nações em um aperto de mão, ou pode ser o desejo de grande parte da humanidade!