REPENSAR a AGENDA, pode te gerar PRODUTIVIDADE com TEMPO LIVRE
Com o mundo conectado muito mais passou a ser exigido de nós profissionais, toda semana novas tecnologias são acrescentadas, novas atualizações de Apps, novas funcionalidades, novas implementações de softwares na empresa, novas redes sociais, tudo isso acaba por nos deixar completamente ocupados e sem tempo, porém, se ocupar não é ser produtivo, produtividade não se relaciona diretamente com ocupação.
Até mais ou menos dois anos atrás me gabava de ter quase nenhum tempo disponível, trabalhando do inicio da manhã até o final da noite, chegou um tempo em que eu estava com o tempo tão tomado que pedia aos céus para o dia ter mais horas para quem sabe assim eu conseguir realizar tudo o que parecia ser necessário fazer. Com isso vinha a frustração, porque eu trabalhava muito e via pouco resultado, enquanto isso toda aquela montanha de coisas a fazer na verdade só aumentava.
É! Eu era ocupado demais mas não era produtivo na mesma medida.
O FATO É QUE PRODUTIVIDADE NÃO TEM NADA A VER COM OCUPAÇÃO
Se você é uma pessoa ocupada e sente exaustão psicológica ou tem pouco tempo para aquilo que você ama, desculpe minha sinceridade, mas você é apenas ocupado(a), com o perdão da palavra isso é uma droga! A gente tenta separar um tempo para a gente, para algum lazer, para curtir a família, fazer um passeio e ou não conseguimos este tempo, ou apesar de ter conseguido o tempo, nossa mente não consegue se desviar da montanha de coisas que foram deixadas por fazer.
No meu caso foi preciso que meu organismo me parasse, fui parar num bloco cirúrgico e operado às pressas, só depois de uma quase morte fui entender que estava com todo o tempo tomado e mesmo assim não estava indo em direção o que queria. Foi aí que um flásh acendeu dentro de mim: se eu quisesse me sentir bem comigo mesmo precisava gerir melhor o meu tempo, cuidar de outros campos da vida além do trabalho e principalmente, precisava trabalhar com mais inteligência emocional.
Claro que muita coisa aconteceu entre esse flash e eu me tornar produtivo, e muita coisa foi preciso ser feita. Em suma 3 coisas foram as primordiais e vou descrevê-las
1 - Ter um local para despejar todas as minhas ideias:
Parte do que me deixava mais atarefado era as ideias que eu tinha durante um projeto que adicionava ou mudava os afazeres do projeto, algumas vezes por conta de uma nova ideia eu refazia praticamente toda uma campanha de venda por exemplo. Agora o que faço é toda nova ideia vai para este lugar de despejar ideias. No domingo da mesma semana tiro um tempo para avaliar qual ideia é possível implementar sem alterar o cronograma e qual não é possível, com isso minha cabeça já esfriou da ideia e muitas vezes percebo que a ideia é boa sim, mas na verdade não altera o resultado final
2 - Criar sua agenda semanal:
Quando você planeja sua semana, tudo o que de fato precisa ser feito acaba entrando em sua agenda semanal, todas as outras ocupações, tarefas, favores que surgirem terão que entrar nos espaços que estiverem disponíveis na sua agenda, ou então entrarão para a semana seguinte, assim o que de fato precisa ser feito será.
3 - Ter tempo para o equilíbrio de vida:
Amigos, Família, Espiritualidade, Estudo, Diversão, tempo consigo mesmo, são coisas que podem te trazer equilíbrio e ânimo para dar 110% de você no trabalho.
Um dos grandes erros que todos nós cometemos é deixar as tarefas, ocupar tempo que deveria estar sendo ocupado por coisas que trazem equilíbrio, se isso for feito em demasia ficamos sem equilíbrio e quando não se tem equilíbrio fica difícil encontrar forças para fazer as coisas "pesadas" que precisam ser feitas.
Quer ser uma pessoa mais produtiva? Então Tenha onde despejar ideias, para analisar essas ideias num momento de tranquilidade e racionalidade, Tenha uma agenda semanal, e tire tempo para o que te traz equilíbrio.
Garanto que sua realização pessoal pode melhorar muito