Re.pense Skate
Re.pense Skate é uma campanha de conscientização para os skatistas, oferecendo um destino adequado para o nosso lixo. Recriar novos produtos e gerar valores que vão dar oportunidade social para jovens carentes. Nossa proposta é usar todos os recursos disponíveis para oferecer novas pistas e oficinas e workshops de orientação profissional que possibilitem a todos que amam o skate trabalhar e viver plenamente esse lifestyle. Para a Re.pense Skate, não é preciso ser skatista profissional para viver de skate.
Ao doar seu skate para campanha, você estará colaborando com designers e artistas que vão criar novos produtos: brinquedos, móveis, skates, e muito mais. A venda desses produtos vai ajudar a financiar a construção de pistas de skates, oficinas para jovens interessados em profissões que podem ser exercidas dentro do mercado de skate, como: fotografo, desenhista, editor de vídeos, web designer, jornalista, marketing, etc.
Reciclar
Em 2009 a CBSK (Confederação Brasileira de Skate) encomendou uma pesquisa ao Instituto Datafolha para saber o tamanho do mercado brasileiro de skate. O resultado da pesquisa apontava que haviam 4 milhões de lares com skate no Brasil, até aquele ano. Isso nos dá a dimensão da quantidade de pessoas que tem suas vidas ligadas, totalmente ou parcialmente, ao lifestyle do skate. Também, segundo a CBSK, existem aproximadamente 700 skatistas profissionais e quase 10.000 skatistas amadores em atividade atualmente.
Nos últimos cinco anos o crescimento do mercado de skate foi imenso e o número de marcas e skatistas aumentou bastante, porém, nenhum movimento foi criado ou pensado para evitar os desperdícios de material que viraram lixo. Todos os anos centenas de saktes, eixos, rodas, rolamentos, parafusos, shapes, tênis e muito mais, vão parar no lixo ou ficam jogados pelas ruas, praças e pistas.
Em parte porque a grande maioria dos skatistas não tem consciência do tamanho do problema. Quantas vezes você já parou para pensar no impacto ambiental que você causa quando anda de skate?
Levando em consideração os diferentes estágios de cada skatista e as características de cada categoria é possível fazer uma estimativa da quantidade de shapes usados no país. Não é exagero dizer que mais de 100 mil shapes de skate são descartados a todos os anos. Atualmente há pelo menos 10 grandes fabricantes que produzem cerca de 2000 shapes por mês, o que significa que 20.000 shapes novos são colocados à venda todos os meses e isso representa aproximadamente 1,5 m3 de madeira por mês. Além da madeira, há outros resíduos que são quase imperceptíveis mas que causam impacto ainda maior como cola, tintas, papéis e lixas. Considerando que no Brasil quase 3000 cidades não conseguiram cumprir a meta de eliminar os lixões e criar aterros sanitários, todos esses componentes químicos contaminam a terra, a água e o ar.
A Campanha
Nós convidamos todos os skatistas, profissionais, amadores, simpatizantes, lojistas, empresários, designers, artistas, produtores de eventos, músicos, etc. a fazer parte de nossa causa, descartando os seus skates em pontos de coleta adequados e ajudando a divulgar os ideias que estamos tentando promover.
Re.pense Skate - www.repenseskate.com.br / contato@repenseskate.com.br
Administration Design Thinking
9 aDa hora a ideia meu velho !
Presidente no Instituto da Transformação Digital com expertise em Transformação de Negócios, Inovação e Governança. autor livro Framework de Transformação Digital e palestrante internacional.
9 aParabéns, Walter Garrote Bela iniciativa. Podes contar comigo, apesar de eu não ser skatista....