Resolva Primeiro
Em qualquer atividade, devemos sempre entregar o nosso melhor. Às vezes, esse "melhor" pode não ser o ideal para a situação, mas ainda assim é o nosso máximo.
Quando estiver em uma situação em que se sinta perdido ou incapaz, pare, respire e reflita sobre sua trajetória. Esse pequeno exercício o ajudará a lembrar o quanto você já foi importante em outros momentos. Este momento é apenas diferente dos anteriores — ele também passará e se tornará uma lembrança.
Entretanto, tente evitar algumas armadilhas para não sabotar as pessoas envolvidas, nem a si mesmo. Se perceber que o seu melhor não é o que a situação exige, ajude a encontrar alguém ou algo que possa suprir essa deficiência. Não seja a pessoa que atrapalha só porque não tem as habilidades necessárias para o desafio. Deixe o caminho livre para que outros brilhem ou traga alguém que o ajude a brilhar, mas nunca faça o contrário.
Excelência técnica pode existir e falhar; a oratória pode enaltecer ou derrubar; apontamentos podem acabar recaindo sobre você. Cuide do que você pode controlar para ser a pessoa com quem os outros querem estar, trabalhar e caminhar juntos.
A vontade de resolver problemas deve vir antes da busca por um culpado, seja em projetos, trabalhos, ensino ou em qualquer outra área.
Somos humanos: erramos, acertamos e, às vezes, passamos despercebidos. Mas, em cada situação, escolhemos com quem queremos estar e a quem queremos nos associar.
Então, com qual estilo de trabalho você prefere seguir? Busque ser a pessoa que inspira, que constrói junto, e que está sempre pronta para resolver, e não para culpar. Afinal, o caminho que escolhemos diz muito sobre nós.
Analista de FP&A | Planejamento Financeiro | FinOps Fluig | Análise de Dados | Excel | Power BI | SQL
2 mComo nos comportamos talvez seja o que mais está sob o nosso controle, dito isso, seguir o que está no seu artigo é fundamental!