Responsabilidade socioambiental: entenda sobre essa estratégia das empresas inteligentes
Antes de falar sobre estratégia empresarial, é importante conceituar o que é responsabilidade socioambiental. O Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (World Business Council for Sustainable Development - WBCSD) definiu responsabilidade socioambiental como “o compromisso permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo”. Na prática, todo esse script significa ir além das suas obrigações legais e econômicas.
O compromisso com o desenvolvimento de uma relação sólida e positiva com a comunidade e com ações de conservação do meio ambiente, tornam a empresa ainda mais competitiva. Isso mesmo, é um investimento com retorno haja vista que, conforme falamos no último artigo os consumidores estão mais conscientes e, de acordo com pesquisa divulgada pela Target Group Index, dispostos a pagar mais por produtos ambientalmente amigável.
Assumir esse compromisso requer, por muitas vezes, uma mudança na cultura da empresa, haja vista que a responsabilidade socioambiental deve estar como um dos valores do negócio. Além disso, o empresário deve planejar e implementar boas práticas que demonstrem aos seus stakeholders (públicos estratégicos) a efetividade dessas ações. O sucesso na estratégia da responsabilidade socioambiental é incluí-la como um elemento além do marketing, isso garantirá todos os resultados possíveis de serem alcançados que podem ir desde vantagem competitiva, redução de custos até o incremento nos resultados financeiros.
Sabendo o que é responsabilidade socioambiental e os resultados desse compromisso na empresa, a pergunta que é: por onde começar? A ONU definiu, em 2015, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um instrumento valioso para elaborar políticas e diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania. Grandes empresas brasileiras aderiram aos ODS como a MRV, Natura e Unilever.
Recomendados pelo LinkedIn
Os ODS são divididos em cinco áreas: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria. São muitas as metas e, por isso, é importante definir prioridades, avaliar quais Objetivos são relevantes para a sua empresa. Definidas as ODS, começa o importante trabalho de integração das ações planejadas ao negócio - neste passo é de fundamental que suas lideranças estejam engajadas para garantir o sucesso de implementação.
Por fim, formalize junto aos seus stakeholders o que foi realizado, quais objetivos foram abraçados pela empresa e os resultados dessas iniciativas.
Essa comunicação, além de informar aos clientes, potenciais investidores, colaboradores e público em geral da contribuição para os ODS, também contribui para fortalecer sua marca como socioambientalmente responsável.