Resposta global à pandemia

Resposta global à pandemia

Ao mesmo tempo em que enfrenta a convid-19, o mundo tem pensado em como será o futuro pós pandemia. Pensar sobre o que era globalização e o que pode chegar a ser é importante para diversos setores econômicos do nosso país. As nações mundo afora estão buscando se proteger de novos casos da Covid com medidas de fechamento de fronteiras e essa mudança pode transformar as importações e exportações por completo. 

Isso pode gerar resultados positivos, mas também negativos. É necessário uma avaliação e acima de tudo, uma espera inteligente para esse futuro. Muitos países estão encontrando na pandemia uma motivação a mais para reduzir a dependência do comercio internacional e até mesmo encontrando novas oportunidades econômicas no isolamento. Isso faz o país crescer e se reinventar. Porém, pode ter efeito contrário.

Em entrevista para a revista HSM, o economista Lawrence J. Lau da University of Hong Kong e da Standford University, alerta que não se deve abandonar os benefícios da globalização em função das ameaças à saúde publica. Ele comenta que em vez disso devemos estar mais bem preparados para epidemias e pandemias no futuro.

De fato, uma pandemia desorganiza tanto a oferta como a demanda de produtos, sejam eles produzidos internamente ou importados, e o risco de escassez existe em quase todos os setores. Vemos diversas matérias atualmente falando da falta dos insumos nos hospitais e também das matérias primas importadas que são utilizadas para a produção de vacinas, que com o fechamento das fronteiras, geram um tempo maior na entrega.

É importante que o país mantenha um estoque de bens essenciais, incluindo equipamentos e suprimentos médicos suficientes para três meses. Também seria inteligente contar com planos de racionamento e de controle de preços, e claro, seria de suma importância investirmos em mecanismos para manter a produção doméstica. Mas ainda assim não seria suficiente. Por isso a globalização é importante. Cada país tem seu clima, suas belezas e riquezas. É necessário ver o que o Brasil precisa avançar em termos de produção domestica, mas não tirar o olho das exportações e importações, fazendo o mundo girar.

Outra situação que temos visto é que o fluxo de pessoas entre os países caiu drasticamente, com a redução de mais de 90% nas viagens de avião. Acredito que não deveria ser totalmente proibidas durante o período de combate a pandemias. Com a adequada identificação de quem já possui anticorpos para a doença é possível manter o fluxo de pessoas entre os países. A globalização econômica sobreviverá a esta e a futuras pandemias se permanecermos vigilantes e bem preparados.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos