Resumindo minha transformação devido ao Coaching
Desde que me conheço por gente buscava alguém ou alguma coisa que me entendesse ou me trouxesse ao menos a sensação de que não era um ser de outro planeta perdido na Terra.
Já fui em psicólogos, terapeutas, cartomantes (vai que tem uma carta com a resposta certa), centro espirita, pessoas que dizem receber entidades (se é do além vai ter uma resposta pra mim)... enfim... nenhum dos lugares e pessoas que recorri me deram ao menos a sensação de que estava sendo compreendida.
Até que em 2009 no primeiro ano da faculdade escutei esse nome Coaching. Hum resolvi investigar e achei a minha cara. Mas levei alguns anos para realmente tomar a atitude e fazer minha primeira sessão.
Maio de 2015 - lá fui eu para minha primeira sessão com a expectativa de "destravar até a alma". No começo pura emoção e entusiasmo e aos poucos fui mergulhando dentro do meu eu e a cada pergunta que ela fazia um mundo novo ia surgindo. Me surpreendi pois sou muuuuito questionadora e vivo buscando minhas próprias respostas sozinha a anos. Não sabia que não havia me perguntado tantas coisas ainda.
O processo consiste em definir uma meta, chamada de ponto B ou estado desejado. Eu sabia o que queria, mas não sei por qual razão não conseguia visualizar minha vida desejada. Foi ai que percebi que estava mais travada do que eu mesmo tinha consciência.
Minha primeira sessão durou 3 horas para sair de la lembrando da foto que eu mais gosto (minha) pois não consegui ver nada do futuro que desenhei pra mim.
Depois disso comecei um processo e aos poucos fui descobrindo meus bloqueios e habilidades que eu na verdade fingia não ver. Comecei a enfrentar medos e inseguranças e assumir meu lado Líder. Tenho um brechó e na época tinha medo de contratar funcionários.
Consegui quebrar essa crença e aprendi a confiar nas pessoas, aos poucos aprendi a dizer não e desenvolvi meios de falar com as pessoas e minimizar o medo que tinha de magoa-las.
Treinei minha equipe e no final de 2015 um dia antes de ter meu segundo filho recebi meu primeiro diploma de Líder Coach. Um passo dado rumo ao meu sonho de ser coach e ajudar pessoas.
Quando você começa a mudar parece que a vida manda situações para testar se você esta firme mesmo, para saber se é isso mesmo que você quer. Nesse tempo passei por várias situações desafiadoras para mim.
Contratar funcionário, trocar funcionário, suspeita de algum deles ter furtado a loja, invasores noturno na minha loja, computador roubado esses são alguns exemplos dos desafios desse período, para muitos pode ser fácil, mas tive que aprender como fazer e que fazer em cada situação. Me superei pois apesar dos desafios, nunca havia me sentido tão forte para enfrentar cada um deles.
2016 chegou e o risco do meu marido ser mandado embora do seu emprego também. Março chegou e com ele mais uma grande mudança desafiadora. Um dia apoie meu marido caso ele quisesse aceitar a proposta de ser transferido para o interior e na semana seguinte la estava ele.
E tudo mudou tão rápido que tive que me reinventar de março a junho com meus dois bbs até que tudo se encaixasse novamente. E detalhe fim de maio fiz minha formação na SLAC.
Ou seja, mudei de cidade, de profissão, deixei toda minha zona de conforto (amigos, família, mimos, casa da mamãe entre outros) e vim encarar uma vida nova em Ourinhos. Senti como começar tudo do zero.
E ai eu passei de coachee (cliente) para Coach (profissional).
Mas sempre que precisava fazia uma sessão extra para encaixar uma pecinha ou outra.
Hoje posso dizer por experiencia própria que o processo de Coaching transforma uma pessoa de dentro para fora. As pessoas ao seu redor começam a perceber seu comportamento diferente, você se percebe com outros pensamentos, outras visões, percebendo seus sabotadores mais rápido e agindo mais rápido também.
Se você tem dúvida se coaching é pra você, não perca tempo e marque uma sessão e descubra.
Não recomendo ninguém a deixar tudo para trás como eu fiz, fiz pois era também um sonho morar no interior, tinha minhas razões e graças a Deus deu tudo certo.
Hoje vivo meu sonho, ajudo pessoas, amo viver e minha vida.
Minha vida é perfeita com seus desafios, pois eu hoje os vivo por mim e não mais pelos outros. Escolho meu caminho.
O intuito desse artigo é mostrar o que eu não achei quando eu procurei, não achei relatos deste tipo para me encorajar a tomar atitude de ir atrás. Esta foi a forma que achei para contribuir no esclarecimento sobre o assunto.
Espero ter ajudado.
Gratidão pelo seu tempo em ler minha história.
Analista de Testes/Analista de sistemas Mainframe/Analista Desenvolvedor Mainframe
7 aValiosa lição de vida e coragem de mudar.
Profissional de Tecnologia da informação e serviços
7 aGostei muito da forma bem pessoal, como você relatou sua bonita trajetória de vida. Suas descobertas, suas dificuldades, suas superações , e o amadurecimento que a superação desses obstáculos trouxe a você no pessoal e no profissional. Continue assim e, projete novos desafios em sua vida.