Rh e Finanças
O primeiro de junho começou cedo, 5:00 da manhã levantando com grande expectativa. A Kuratore estava prestes a promover seu primeiro encontro de RH.
O assunto: Finanças e RH. Os moderadores, Eugênio Mussak e Eduardo Buzato. A ideia era com estes grandes nomes criar um contexto adequado para que outros grandes do RH pudessem ter um debate produtivo. E assim foi, um encontro exclusivo na Casa do Saber, lugar adequado para inspirar nosso intelecto e a troca rica de experiências. Do intangível ao tangível, este foi nosso mote. Eugênio começou trazendo a lógica do cérebro, o lado esquerdo e o lado direito. Colunas que sustentam um mesmo teto, cavalos que puxam a mesma carroça e até Dona Flor e seus dois maridos figuraram entre as elocubrações trazidas por Eugênio para ilustrar a fundamental relação entre estas áreas da empresa.
Eduardo, com sua forma impar de trazer o olhar de um CFO mostrou a importância da linguagem, da sinergia e da comunicação entre as partes. E de forma surpreendente Buzato mencionou a necessidade de se saber tomar decisões de maneira a considerar a razão e a intuição. Tudo para o bem final da empresa no que tange sua salubridade financeira.
E não parou por ai! A simples presença de representantes ilustres de grandes corporações fez o clima ainda mais adequado para esta troca. Bradesco, Magneti Marelli, Safra, Wow Nutrition, Great Place to Work, ESPM, Granbio, Brunini, FMU trazendo o espirito que faz destas empresas, organizações admiráveis.
Ao caminharmos na discussão, assuntos que dão sustentação para nosso tema foram aparecendo. A capacidade de se criar Valor ganhou um terreno fértil para o diálogo entre estas duas colunas. Gerar valor juntos! Que simples e que rico, pois mantendo a perspectiva de ambas as partes, mas em um contexto em que se entendem, criar valor tornou-se um elo de ligação forte, produtivo, sinérgico. Dona Flor teria inveja da proximidade trazida para estas áreas.
E quando o tema da credibilidade pintou seu quadro? Sim, a credibilidade que o RH pode e deve criar perante seu par racional. De forma humilde se fazer entender em suas métricas, seus KPIs, que ainda mantêm viva a alma das pessoas, fonte de resultados para as organizações. E o que dizer da capacidade de se reinventar várias vezes? Em um mundo mutante e rápido este tema não poderia ter ficado de fora. E não ficou! Como um organismo que se adapta, juntos RH e Finanças devem buscar se reinventar, como áreas, como parceiros e como empresa.
A hora, ou melhor as duas horas de troca já urgiam nas agendas atribuladas destes executivos. Queríamos continuar, mas tínhamos que ir. Foi apenas o começo, agora damos mais passos após este encontro que marcou o primeiro de junho de 2016.
Uma Curadoria está em andamento para enriquecer os saberes e mais do que isso, para dar ferramentas para que se possa fazer do intangível o tangível! Tal qual o coração, que pulsa e se faz sensível em suas batidas ritmadas, RH e Finanças juntos podem tocar a alma da empresa, das pessoas e fazer todos melhores como organização.
Obrigado pela experiência, foi fantástico!
Engenheiro Civil - Engenheiro de Segurança do Trabalho
8 aParabéns e sucesso !
Content Creator/ IT Project & Financial Management Specialist
8 aTiago Cardoso Petreca Agradeço pelo compartilhamento de informações tão relevantes para o nosso dia a dia. Você trata da estrutura, do ponto chave. Sucesso nessa nova jornada!