Rica-rica ou Rica; um tipo de bumbu (mistura de especiarias) quente e picante do sudeste asiático
Rica-rica é um tipo de bumbu picante e apimentado do sudeste asiático (mistura de especiarias) encontrado na culinária de Manado do norte de Sulawesi, na Indonésia.
Bumbu é a palavra indonésia para uma mistura de especiarias e comumente aparece em nomes de misturas de especiarias, molhos e pastas de temperos.
O dicionário oficial da língua indonésia descreve o bumbu como vários tipos de ervas e plantas com aroma e sabor agradáveis - como gengibre, açafrão, galanga, noz-moscada e pimenta - usados para realçar o sabor da comida.
É uma característica da cozinha indonésia e de suas variantes regionais, como as culinárias balinesa, javanesa, sudanesa, padang, batak e manado.
É usado com várias carnes, frutos do mar e vegetais em ensopados, sopas, churrasco, sotos, gulai e também como complemento ao macarrão instantâneo ao estilo indonésio.
Os indonésios desenvolveram temas gastronômicos originais com capim-limão e galanga, cardamomo e pimenta, tamarindo e açafrão.
Ao contrário da tradição culinária indiana, que favorece a mistura de especiarias secas em pó, a culinária indonésia é mais parecida com a tailandesa, que favorece o uso de ingredientes frescos.
Tradicionalmente, essa mistura de especiarias e outros ingredientes aromáticos é moída na hora em uma pasta úmida usando um almofariz e um pilão.
A mistura de especiarias é comumente feita cortando, picando, moendo, batendo, esmagando ou, às vezes, torrando a seco as especiarias, usando ferramentas tradicionais de cozinha, como almofariz de pedra e pilão, ou um liquidificador ou processador de alimentos moderno.
A mistura de bumbu é geralmente frita rapidamente em óleo de cozinha quente para liberar seu aroma, antes de adicionar o ingrediente principal (geralmente carnes, aves ou peixes).
Rica-rica usa muita pimenta vermelha e verde picada ou moída, chili olho de pássaro, chalota, alho, gengibre e uma pitada de sal e açúcar.
Essas especiarias moídas são cozidas em óleo de coco e misturadas com folha de limão, capim-limão esmagado e suco de limão.
Cymbopogon, também conhecido como capim limão, grama de arame farpado, cabeças sedosas, grama Cochin, grama Malabar, cabeças oleosas, grama citronela ou capim-febril, é um gênero de plantas asiáticas, africanas, australianas e de ilhas tropicais da família das gramíneas.
Recomendados pelo LinkedIn
Algumas espécies (particularmente Cymbopogon citratus) são comumente cultivadas como ervas culinárias e medicinais por causa de seu cheiro, que lembra o dos limões (Citrus limon).
O nome cymbopogon deriva das palavras gregas kymbe (κύμβη, barco) e pogon (πώγων, barba) que significam [que] na maioria das espécies, as espiguetas peludas projetam-se de espatas em forma de barco.
Na Indonésia, é um tempero quente e picante popular para preparar carnes grelhadas, frutos do mar ou frango.
Variantes
Na culinária Manado, quase todos os tipos de carnes, aves, peixes de água doce e frutos do mar podem ser preparados no prato rica-rica, porém o mais popular provavelmente é ayam rica-rica (frango rica-rica).
Ayam rica-rica (indonésio para frango rica-rica) é um prato de frango picante e picante da Indonésia.
É feito de frango cozido em pimenta picante vermelha e verde.
A origem deste prato é a culinária minasana de Sulawesi do Norte.
Outros ingredientes principais que comumente são preparados como pratos rica-rica são bebek rica-rica (pato), ikan mas rica-rica (carpa), sapi rica-rica (carne), babi rica-rica (porco), cakalang rica-rica (atum gaiado), tude rica-rica (cavala), udang rica-rica (camarão), cumi rica-rica (lula), kelinci rica-rica (coelho), a carnes exóticas como paniki rica-rica (morcego frugívoro) e rintek wu'uk rica-rica (carne de cachorro).
Desejo aos meus leitores uma ótima Quarta Feira!!