Série #Soft Skills - Competências Comportamentais – Comunicação
Você se comunica bem? As pessoas com quem você se relaciona, entendem facilmente o que você fala e escreve para elas?
Com o advento da tecnologia a comunicação, que não é uma competência muito fácil de desenvolvermos, ao contrário que muita gente pensa, vem se tornando de difícil compreensão pela quantidade gerada, diretamente proporcional, dos famosos ruídos na comunicação.
Aí você me pergunta: Mas Marco, a comunicação não ficou muito mais rápida e de fácil acesso com a tecnologia? Por esse ângulo sim, concordo. O problema é que não fomos tão bem preparados a nos comunicar de forma correta neste novo e tecnológico canal de comunicação, a internet. Falamos pelos cotovelos e muitas vezes o interlocutor que não entendeu nada, para não ser “indelicado”, dá um “joinha” ou se expressa com um simples “entendi” ou “ok”. Por outro lado também temos receio de falar algo pelo simples fato do julgamento dessa fala e, o que é pior, desenvolvemos hábitos ruins de comunicação, expressados por memes, gírias, vícios de linguagem, emojis e por aí vai, seja entre amigos ou até mesmo no ambiente corporativo, o que é um grande erro, porém pela força do hábito materializamos aquela máxima “costume de casa vai à praça”. Pois é, a comunicação não acontece apenas quando falamos, mas também no que escrevemos, expressamos através do nosso comportamento e até mesmo no momento em que nos isentamos de comunicar.
E o que é Comunicação?
Comunicação é uma palavra derivada do Latim communicare, que significa em sua tradução literal "usar em comum, partilhar". Através da comunicação, os seres humanos, os animais e, muito provável, todo o universo partilham diferentes informações entre si, tornando o ato da comunicação uma atividade essencial para a vida.
Trazendo essa comunicação para o nosso dia a dia corporativo, as nossas relações com os nossos clientes, fornecedores, pares e superiores, uma comunicação eficaz no cenário organizacional pode ser entendida como aquela que transforma a atitude das pessoas. Se a comunicação apenas muda suas ideias, mas não provoca nenhuma mudança de comportamento, então ela não atingiu seu resultado. Portanto, comuniquemo-nos com firmeza, sensibilidade, coerência, coesão e, acima de tudo, com propósito e empatia.
Faço um desafio a você que gostou desse artigo: Curta, compartilhe e interaja comigo e com nossos colegas nos comentários, será uma excelente forma de exercitarmos nossa comunicação e motivar ainda mais conteúdo como este.
Propagandista Vendedor na Aché Laboratórios Farmacêuticos
3 aExcelente Marco. Com essa era digital que estamos vivendo, a comunicação se tornou um discurso monossilábico. É um ´´ok´´, um ´´joinha´´e assim por diante, com a correria do dia a dia esses discursos se tornam ágeis. Precisamos ter atenção e se preocupar com o que queremos transmitir.