A síndrome de Vítima na Carreira Profissional
Precisamos mudar nossa postura, não assumimos o protagonismo de nossas carreiras, esperamos que as empresas (Nossos Gestores) cuidem de nossas carreiras, nos direcionem, invistam em nosso desenvolvimento e até em nossos estudos, e quando as coisas não acontecem da maneira que esperávamos , saímos culpando a empresa, nossos gestores, colegas de trabalho, ...Sim, a culpa nunca é nossa.
Quero fazer uma reflexão analisando minha carreira, digo a vocês que todas as vezes que terceirizei minha carreira, tive sérios problemas, a empresa não tinha responsabilidade alguma de conduzir minha carreira, e existem 02 pontos que quero analisar:
1º) A empresa não sabia o que eu almejava para minha carreira (10, 15 anos para frente - Quando falamos de carreira , falamos de muitos anos) Por mais que a empresa se proponha a lhe ajudar , entenda que o tempo também faz parte deste processo chamado "carreira" , e existem muitas ações que dependem de nós (estudar, querer, ter paixão pelo que faz, ser persistente, dedicado) e também não se constrói carreira sem bons valores.
2º) A empresa tinha como função principal me desenvolver nas tarefas relacionadas as minhas atividades profissionais, este é um bom ponto, a empresa precisa que façamos boas entregas e nos ajudam a nos tornar melhores profissionais para atender suas expectativas.
Nestes anos que atuo na área de pessoas, acabo encontrando muitos que justificam o não alcance de seus objetivos profissionais, por causa de seus gestores, de sua empresa , mas será que só tivemos maus gestores, trabalhamos em empresas ruins ? A questão é que a Síndrome de Vitima é a nossa grande defesa, não conseguimos entender que temos pontos de melhoria, aceitar nossas deficiências, enfrentá-las, traçar um plano para minimiza-las, muito mais fácil é responsabilizar outros, sem uma análise detalhada de onde estamos errando....Eu tenho muitos pontos de melhoria, e garanto a vocês , assumi-los e tentar melhora-los sem responsabilizar outros é a única alternativa para que possamos nos tornar protagonistas de nossas carreiras...Ainda dá tempo...
IT Manager | ITIL V3 | CISA | CRISC | Risk Advisory
7 aÓtimas palavras Christian, concordo plenamente com seu ponto de vista, o ser humano tem problema de assumir responsabilidades, de se colocar no lugar e por fim assumir os problemas que causa para si mesmo. Somente com auto conhecimento, estudo e muita força de vontade vencemos essas barreiras. Gynii Abracosa Gilliam sucesso!
Executivo Comercial
8 aExatamente, todos somos protagonistas das nossas próprias vidas! Tolice é sentar no banco do carona e esperar que alguém decida e/ou viva por você! Parabéns pelo texto.
Consultor no Hospital Alemão Oswaldo Cruz
8 aExcelente!
Arquiteto de Soluções em HCM
8 aParabéns Christian, gostei muito do texto. Um abraço.
Talent Acquisition @Electrolux Group
8 aChristian, obrigado por compartilhar uma publicação que representa a minha opinião com relação à esse tema. É importante que o profissional não se desenvolva apenas visando uma estadia no empregador, mas tendo em mente como será o seu próprio futuro, independente de qualquer fator. Obviamente a estadia em uma empresa trará consequências duradouras para a vida do indivíduo, mas a empresa não irá viver a consequência disso. Ela tem objetivos próprios, é independente do profissional, lutará para que isso aconteça!