Saia da Mesmice agora!

Saia da Mesmice agora!

Olá pessoas, e não é que eu voltei para compartilhar com vocês mais um pouco da minha incredulidade com a sociedade atual?! Bora!

Isso é para você que postou uma imagem de "me ajude a arrumar emprego" e também para você que administra uma grande empresa com mãos de ferro a 74 anos...

Estamos em uma tendência de imitação da inovação, o que não é propriamente dito inovação constante, mas sim uma sequencia infinda de uma inovação e milhares de cópias em sequência. Isso quer dizer que não tem mais o que se inventar?! Não. Porque eu pelo menos ainda não vi os carros voadores e um reator de fusão nuclear a frio.

Quando o seu guru ou coach disser que a inovação nasce da necessidade e todas aquelas lorotas que você paga para ouvir, acredite. Pois o próprio vem do contexto arcaico o qual defende. Sim, pois um dia alguém assistiu um filme, com a história de superação de um técnico de futebol americano e achou que isso seria uma boa carreira no ramo empresarial. Eu odeio essa pessoa, quem quer que seja, ela criou a coisa mais insuportável da internet... Enfim...

Esses dias fui repreendido pela minha foto de perfil nesta rede social e pela minha forma pouco coloquial de falar aqui, visto que é uma rede profissional, segundo meu interlocutor. Coisa que provavelmente ele só estava reproduzindo. Deve ter visto alguém comentar em um post sobre política, "isso é uma rede profissional, deixe a militância para o Facebook!".

Estamos cada vez mais criadores e seguidores de regras e padrões, ao passo que pregamos em favor da inovação e das novas ideias tendemos a copiar cada nova ideia incessantemente até que ela se torne chata e padronizada. Padronizamos o pensamento Startup, copiando vários termos em inglês que dizemos não ter tradução, simplesmente para nos sentirmos superiores àqueles que não tenham o conhecimento básico do termo e fazermos longos discursos explicativos que poderiam ser facilmente substituídos por um termo em português.

O novo vai sobrepujar o velho, não há nenhuma dúvida disso. Sempre foi assim e sempre vai ser. Se você está nesse momento tentando lutar contra a nova forma de trabalho, contra a tecnologia, contra o poder das redes sociais e a favor do autoritarismo, do modelo de gestão "chefe - empregado", sinto muito te dizer, mas você não tem chances mínimas de competir no mercado. Seus concorrentes irão te engolir como se fosse uma mosquinha de banana desavisada.

É necessário compreender o poder das lideranças, a influência das bolhas sociais e principalmente das equipes geridas com propósitos maiores do que o salário no final do mês. Há muitas pessoas acomodadas com seus salários e prestando serviços medíocres por falta de interesse na própria posição. Da mesma forma que há pessoas trabalhando de graça para tentar mudar o mundo. Qual tipo você acha que leva a empresa ao sucesso?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


É necessário saber interpretar as mudanças e acompanhar as tendências sem ficar tentando imitar aquilo que não se pretende ser ou tentar se encaixar no que não se pertence. Para se abrir ao novo, é necessário muito esforço, muito estudo e muita dedicação.

Descubra o que realmente quer e a sua forma única de chegar nesse objetivo. Seja você a próxima inovação e se desapegue dos padrões, dos antigos e dos novos. Está na hora de criar e este é o momento certo para ser melhor. Se adapte, se molde, mas só o suficiente para não ficar parado no tempo. Se reinvente, se conecte, mas saiba ter identidade, saiba ser autentico e responsável.

Se atualize, mas jamais perca sua essência. Esse é o novo mundo e nele, tudo pode ser criado a partir de zeros e uns. Crie.

Claro que essa é só a opinião de um cara que usa foto zoada e fala gíria em uma rede profissional... Você deve criar a sua própria e se quiser, compartilhe-a comigo nos comentários.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Bruno Prado

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos