Saia do Tradicional!
A cada vez que eu vejo um adolescente falando que quer fazer Medicina, Direito ou Engenharia eu me arrepio toda.
Não, nada contra essas áreas, mas é que o mundo é tão maior do que isso. Há tantas possibilidades.
Na verdade, a minha briga, talvez, seja com a tradição, a falta do conhecimento e da busca pelo novo por parte de muitas pessoas, a minha paixão pela mudança, pela inovação e pela disrupção.
O mesmo acontece quando percebo que as pessoas se acomodam ao conseguirem um emprego. Fomos educados para fazer um graduação, quiçá uma pós-graduação e um idioma e pronto, arrumar um emprego.
Fato é que vida não para por aí. O mundo está em constante transformação. O mercado de trabalho acompanha e também evolui, demandando novas competências.
Há mais tempo, acreditávamos que as competências técnicas, o conhecimento, eram os responsáveis pelo sucesso profissional.
Hoje, sabemos que as competências comportamentais, também chamadas de soft skills, têm papel tão ou mais relevante em nossa carreira. Seja trabalhando para uma empresa pública ou privada, seja empreendendo.
Recomendados pelo LinkedIn
Na verdade, falamos agora de “liquid skills”, capacidade de aprender, desaprender e reaprender, dadas as constantes mudanças já citadas.
Outro fator que me incomoda, analisando pais, adolescentes, jovens e até adultos em relação ao mercado de trabalho e à vida é o fato de colocarem os sonhos como algo impossível e assim se acomodarem, sem buscar pelo conhecimento do que é preciso para se alcançar tal sonho.
Vou dar um exemplo que certamente você já me ouviu falar se me acompanha, os intercâmbios. Adooooro!
Muita gente acha que é muito caro, que é só pra jovens e que tem uma duração impossível de ser realizado por quem trabalha. Isso é o que eu escuto aos montes. Nada disso. Não funciona assim.
Há vários tipos de intercâmbios. O meu último antes do próximo (rs) foi aos 36 anos de idade, já casada e com três filhos de 5 anos (ficaram com o pai, a babá e a vovó), por 18 dias e acredite, não foi tão caro assim.
Então, esta minha mensagem de hoje pra você é pra lhe dizer que o mundo é muito grande, tem muita coisa bacana por aí, existem várias possibilidades de trabalho e o que a gente precisa é ampliar nossos horizontes, buscar pelo conhecimento do que é necessário para realizar um sonho e ter coragem para vivenciar as várias experiências oferecidas mundo afora.
Não se oprima pelos limites das tradições. O Sucesso não é amigo do comodismo. A Felicidade também não. Acredite em você! Se alguém pode, você também pode.
MSc ENGENHARIA AMBIENTAL SUSTENTABILIDADE - ESG I GESTÃO DE SUPPLY CHAIN - SAP GESTÃO DE LOGÍSTICA REVERSA GESTÃO DE PESSOAS - IA
2 aOlá Marcela! Ironia ler teu texto porque tenho pensado justamente na contra mão. Como que estudamos e nos qualificamos tanto para ver tantas "novas profissões" sendo altamente valorizadas com tanta rapidez? Dá pra ser um médico especialista em cuidar da "alma humana" com atendimento voluntário, dá pra ser um advogado em direito do morador em situação de rua por exemplo ou um engenheiro que constrói casas inteligentes e de baixo custo para acabar com o déficit de moradia. A questão é todas as profissões estão sendo escolhidas para evolução moral ou só para pagar boleto e/ou ostentar (alimentar ego e vaidade)? Não tenho problema com uma tradição sólida desde que bem aplicada, mas tenho com uma inovação vazia e rasa que tem transformado pessoas em meros produtos em série. Afinal quando todo está fazendo igual e pensando igual, ninguém está pensando certo?
Inspetor Plena da Qualidade | Auditoria de Produto | Melhoria contínua | Auditoria de Processo| Gestão da Qualidade
2 aParabéns pela Newsletter Marcela França!