Sala de aula invertida
Ao tratar sobre as novas metodologias a serem aplicadas em sala de aula é importante destacar a Flipped Classroom, também conhecida como Sala de Aula Invertida, que tem sido aplicada como uma maneira de reduzirmos as aulas expositivas, a fim de valorizar o aproveitamento do conhecimento do professor durante as aulas.
A proposta da sala de aula invertida, oportuniza aos aprendizes, realizarem seus estudos em casa e somente depois ao irem a escola discutir, realizar atividades , exercícios e / ou projetos com os colegas e professores, ou melhor dizendo, inverter o processo realizar os estudos de aula em casa e realizar as tarefas de casa na escola.
Em um processo tradicional de aprendizagem, o estudante é passivo, ou melhor dizendo, apenas escuta os conteudos abordados na aula. O foco desta metodologia ativa, a sala de aula invertida, está em tornar o aluno no ator principal, no seu processo de aprendizagem, ao poder estudar os conteúdos em casa e em aula desenvolver seus conhecimentos, através de atividades que permitam uma maior interação e participação do aluno.
Foi realizada uma experiencia de sala de aula invertida em um curso superior de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, em uma disciplina de organização e arquitetura de computadores, esta disciplina tem como característica ter varias bases tecnológicas, muitas relacionadas a estudos em literaturas e cálculos, a fim de apoiar este processo e tornar as aulas de mais interesse dos alunos.
Foram convertidos todos os conteúdos necessários em livros de estudo no Ambiente Virtual de aprendizagem (AVA), nas aulas foram debatidos os conteúdos, duvidas, criticas e foram realizados desafios que envolvessem as tecnologias abordadas e que pudessem ser resolvidos com projetos de interesses dos alunos, para tal foram usadas as plataformas Arduíno e Tinkercad, o primeiro um hardware livre que permite o desenvolvimento de projetos (Robôs, dispositivos diversos, jogos) e o segundo uma plataforma com recursos voltados aos Makers. Para que fossem atendidas as necessidades da disciplina e do projeto foram realizados planejamentos para divisão dos conteúdos, estudos dos ambientes e das ferramentas.
A execução do projeto apresentou resultados positivos, a partir do aumento do interesse e participação dos alunos, evolução nos debates, aumento no conhecimento dos assuntos abordados na disciplina, interesse em descobrir novos conhecimentos, fatos estes que também que aliam os principios das metodologias ativas usando tecnologias com os estudos de Papert no Construcionismo, que incentiva processos de aprendizagem, onde o aluno aprende fazendo, colocando a mão na massa, realizando projetos de seu interesse.
Em breve voltaremos com mais detalhes!
Gerente de Operações de TI || Professor || Consultor de Negócios
5 aMuito bacana esse formato. Acredito que essa é uma das formas de conciliar novas tecnologias e necessidades atuais dos discentes.