Salve sua empresa
Estamos vivendo os momentos mais difíceis de décadas. É muito provável que seja o maior desafio já enfrentado por qualquer empresário ou gestor, e a reação precisa ser rápida para que não seja tarde.
Antes de qualquer outra coisa, preserve o caixa. Será ter dinheiro, e não ter lucro, que vão lhe permitir atravessar este momento.
Para tanto, se desfaça de contratos não ligados a sua atividade fim, e o faça logo. Aproveitando o pacote tributário anunciado pelo governo retardando o pagamento de tributos e negociando suspensões de compromissos, descontos etc.
Mas busque ser parceiro dos seus principais fornecedores, sem deixar de requerer a compreensão também deles. O importante é negociar bem, para não perdê-los no futuro.
Quanto às pessoas, não coloque o corte como uma das suas prioridades; e até mesmo evite redução de salários. Entenda que eles são a engrenagem necessária para a retomada da economia e, em especial, serão a força leal no momento da retomada.
Quando pensar nas pessoas, pense no Know How que você não pode perder e lembre: sua lealdade a eles vai se reverter na lealdade deles com você. Não os abandone na pior hora.
Caso você possua muitos estagiários, saiba que a lei permite a suspensão do contrato deles. Isso mantém o vínculo mais permite o temporário não pagamento dos valores.
Por fim, enfrente o desafio de construir meios de continuar faturando. Faça uso de opções como delivery, loja virtual, vendas por redes sociais dentre outras.
Não se entregue e nem desista. A crise ainda poderá durar bastante e você precisará ficar entre os fortes que vão conseguir passar por ela.
Por fim, conte comigo no processo. Afinal também consigo fazer consultoria por meio virtual. 😉
ChristianoSobral.com.br
#PensamentosDeUmExecutivo #EnfrentandoACrise #FocoEmSobreviver