Se conhecer pra que?
Tudo bom?
Hoje o assunto é autoconhecimento.
Desde a Grécia Antiga este é um assunto que intriga o ser humano. No oráculo de Delfos, a famosa frase: “Ó homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo.”
No século passado, segundo Jung, toda origem do nosso medo vem de alguma maneira do desconhecimento a quatro perguntas básicas:
- Quem sou?
- Onde estou?
- De onde vim?
- Pra onde vou?
Hoje no mudo empresarial, uma série de assessments como MBTI, DISC, PI, Eneagrama, etc, ajudam o ser humano a descobrir um pouco mais sobre ele mesmo. Isto sem contar nas inúmeras terapias, vivências, processos de coaching que permitem este contato.
Mas você pode se perguntar: Se a gente se conhece desde que nasceu, não deveríamos nos conhecer melhor do que ninguém? Isto pode ser uma verdade. Quando eu digo pode, é porque o conhecimento está dentro de você, mas cabe uma pergunta: Você consegue enxergá-lo de uma forma estruturada, desapaixonada e não fragmentada? Se a sua resposta for sim, você se conhece melhor do que ninguém e deve ser uma pessoa muito feliz e próspera. Se a sua resposta foi mais ou menos, não sei, um pouco, então se conhecer um pouco mais pode significar um nível maior de realização na sua vida.
E o que você ganha com isto?
- Se você sabe quem é, sabe dos seus talentos, sabe do que é capaz. Ao utilizar os seus talentos na potencialidade máxima você se sentirá mais útil e isto te proporcionará maior realização
- Se você sabe quem é, sabe dos seus pontos de desenvolvimento, evita riscos desnecessários e enxerga quais alianças deverá poderá fazer para alcançar aquilo que deseja.
- Se você sabe quem é, sabe o que é realmente importante na sua vida e o que merece o foco do seu tempo, dinheiro e conhecimento.
- Se você sabe quem é, você é livre, seguro, senhor de si.
Faça um exercício agora:
- Quais os seus 5 principais talentos? Você os está utilizando ao máximo?
- Quais são os seus 5 principais pontos a desenvolver? O que você tem feito em relação a isto?
- Quais são as 5 coisas que mais importam na sua vida hoje?
Espero que tenha gostado.
Um grande abraço e até já já.