Se já sabe o que fazer, faça! Não perca tempo buscando falsas justificativas!
Um dos principais erros que eu tenho percebido em implementações de projetos de melhoria contínua e de forma mais específica no que tange a análise e solução de problemas é a utilização do 5 porquês de trás pra frente.
Quando digo o 5 porquês de trás pra frente estou querendo dizer que eu defino a ação primeiro e depois faço uma análise completa para justificar a ação que foi pré definida.
Oras, se eu tenho uma ação definida, que na minha cabeça tenho certeza que vai trazer resultado esperado, o que eu devo fazer? Implementar o mais rápido possível! Fazer a ação rodar, ao invés de "ficar perdendo tempo" em fazer algo que no final das contas não serve para nada, apenas para gastar o tempo de quem está envolvido com o processo de análise.
Mas o grande problema é que muitas vezes esta ação não dá certo, justamente por não ter utilizado um processo de análise sem vícios, e aí o que acontece é, no melhor dos casos a perda de tempo (pois vou ter que fazer o 5 porquês da maneira correta), mas na maioria das vezes perdemos dinheiro / clientes / etc. também, pois a ação correta demorou mais do que deveria para ser implementada.
Recomendados pelo LinkedIn
Eu sou a favor do 5 porquês feito da maneira correta, para entender e chegar em uma causa raiz, e para esta causa raiz implementar uma ação que a elimine, mas reforço, se você acha que já sabe qual é a causa raiz, não perca tempo tentando justificar as suas ações, execute-as da forma mais rápida possível para definir o que fazer após esse momento, sendo (1) comemorar o sucesso da mesma ou (2) fazer o que deveria ter feito no momento que definiu que o problema era relevante e precisava ser analisado.
Por exepriência digo que 95% ou mais das vezes, viveremos a situação (2)!
PS: importante reforçar a frase "no momento que definiu que o problema era relevante", pois aqui parto do pressuposto que os possíveis Ver & Agir já foram feitos, que o problema é crônico e não é de simples solução. O Ver & Agir também é importante, mas tem as suas limitações e tem seu lugar no tempo.
Gestão de Pessoas e Processos | Gestão de Operações | Mapeamento da Cadeia de Valor e Eliminação de Perdas e Desperdícios | Gestão de Manutenção | TPM | Planejamento e Controle e Manutenção | Kaizen
2 aTentar usar um método para justificar a ação é um erro muito corriqueiro e presente nas organizações. Da mesma forma as pessoas não entenderem que o processo de investigação precisa ter todas as etapas, de forma prática, se durante o uso do 5w1h como perguntas investigativas ou até mesmo a visita ao gemba, já temos clareza do que aconteceu e quais as ações vão tratar a causa, parta para a ação.