Se tornar um bom líder? Agora ficou fácil!
“Minhas portas estão sempre abertas, mas sempre estou de cara fechada” foi como eu abordei o papel da liderança em meu post em meados de agosto. Volta e meia as equipes debatem as diferenças entre um chefe e um líder – o primeiro manda e o outro inspira, ensina e transforma.
Desde um contribuidor individual, que é auto liderado, até um líder de organização, que é responsável pela visão estratégica e implementação de uma cultura organizacional, é grande a expectativa para encontrar a fórmula para se tornar um “bom líder”.
Longe da ambição de criar a famosa receita de bolo, compartilho alguns pontos que podem ajudar nesta busca:
- Autoconsciência: conheça seus pontos fracos e fortes e entenda como os demais membros do time veem você. Colaboradores se identificam com a liderança através de seus valores e sua visão inspiradora de futuro. Para liderar é necessário trabalhar primeiro internamente, mantendo a coerência entre o que se pensa, acredita, fala e o que se faz. Exerça a liderança sobre seus valores (valores do líder);
- Cultive relacionamentos: liderar é trabalhar para os outros colaboradores tendo em mente como eles terão sucesso – não é sobre você, é sobre todos! Será que, como líder, você entende o que está prometendo fazer? Lembrando que estas promessas devem ser baseadas no que se pode cumprir e, se algo der errado, tenha honestidade em discutir a inabilidade de mantê-las. Liderar é estar realmente de portas abertas para ouvir, ouvir e ouvir. Aproveite reuniões 1-2-1 para falar de desempenho e também sobre desenvolvimento profissional dos pares e subordinados.
Volta e meia as equipes debatem as diferenças entre um chefe e um líder – o primeiro manda e o outro inspira, ensina e transforma.
- Analise bem os cenários – explore a perspicácia empresarial: desenvolva skills técnicos relacionados a área de atuação e também os soft skills – comunicar-se com diferentes níveis, negociação, resiliência, ....
- Entenda da estratégia organizacional: seja mais que um especialista das operações da empresa. Atravesse o muro! Analise o mercado no qual sua organização faz parte, competidores, tendências, consumidores, tecnologias, ... use isso como insumo para inovar. Leia informações sobre empresa e mercado nas comunicações externas – publicidade, material de marketing – e internas. Converse com seus colaboradores pedindo sua visão sobre produtos e mercado – de hoje e do futuro.
- Haja com integridade: identifique os valores que realmente lhe importam e haja de acordo com eles.
Adicionalmente, bons líderes são: leais, pedem desculpas, alinham expectativas e são assertivos...
Agora ficou fácil??? #comentae
Head de Infraestrutura e Segurança | Superintendente | Gerente | Governança | TI | Infraestrutura | Projetos | SRE | Ágil
6 aGrande Alemao ... parabens pelo post !
Executivo de Operações e Gestão | Doutor em Empreendedorismo e Inovação
6 aNunca será fácil. Ser um bom líder exige esforço, dedicação e, mais importante, altruísmo. São coisas que exigem atenção em tempo integral. Desculpe, mas não consigo acreditar em fórmulas para esse tipo de coisa.