Se tu tá estressado, cala a boca.
Um texto sobre isso e também sobre como o método 10/10/10 pode ajudar.
Bom, primeiro eu quero dizer meu motivo pra escrever esse texto. Volta e meia eu vejo pessoas boas, agindo inexplicavelmente mal, simplesmente porque tão estressadas e isso me deixa triste. Nunca é legal presenciar essas ocasiões e acho que talvez, não tenho muita certeza, mas se pá eu posso ajudar.
Mas sim. Tem dias que tá tudo errado. Tem dias que a gente quer mandar Deus e o mundo tomar no cu. Eu entendo.
Tipo, eu já trabalhei em multinacional, já trabalhei em agência de propaganda, já tive negócio e sei do estresse diário que é o mundo corporativo que a maioria das pessoas vive. Tem todo aquele rolê de prazo, de cobrança, de meta, etc. O sistema é foda mesmo.
Primeira coisa que eu posso compartilhar com vocês: não tenta cagar regra quando as coisas dão errado.
Muita gente se vende com muita facilidade pra stress.
Na minha família eu já vi muito alguém ter um dia ruim no trampo, chegar em casa, ver uma toalha largada ou uma louça suja e PIRAR A CABEÇÃO.
mãe, se tu tá lendo isso, não é pra ti. é só licença poética.
“Eu não aguento mais isso. A partir de hoje eu não quero mais ver toalha no quarto” ou “VAO SE FUDER! A PARTIR DE HOJE TEM ESCALA PRA LAVAR A LOUÇA” ou as vezes “eu to indo embora dessa casa e chega pra mim”.
esse extremo eu nunca presenciei, ainda bem pra mim. mais uma vez é só licença poética.
Nenhuma dessas soluções é a melhor solução pro problema real do caso. Todas essas soluções são meio burras mas é a primeira ideia que vem a cabeça quando o acusador tá estressado.
É um processo natural do corpo que causa isso.
agora vou falar de ciência que eu li em outros lugares e tô compilando aqui, então prossigam com essa info em mente.
Essas soluções burras que eu falei antes acontecem por causa do cortisol. Cortisol é conhecido como o hormônio do estresse e tá muito relacionado com a história do “vai ou racha”. Não sei se essa é a versão pt-br do termo, mas em inglês é “fight or flight”.
Nosso corpo produz esse hormônio em situações de alto estresse e supostamente é pra auxiliar na decisão de “brigar ou fugir”. Quando a gente morava no meio do nada, que a nossa vida tava em perigo, isso aqui fazia sentido.
Esse hormônio fecha serviços essenciais do corpo e te prepara pra, como tu já deve imaginar, brigar ou fugir. Só que acontece que no mundo moderno, brigar ou fugir normalmente não são a melhor escolha.
Vivemos numa sociedade complexa que exige reflexão pra resolver problemas e o Cortisol fode com isso.
E isso aqui nem sou eu que tô dizendo. Estudos apontam que banqueiros com altos níveis de cortisol tomam decisões ruins.
E sim, tem jeitos bem práticos de baixar Cortisol. Tipo, exercício, meditação, etc… Mas não é exatamente disso que eu queria falar. Eu falei lá em cima da história do 10/10/10. Sim, sim é um pouco aquelas bobagens de auto-ajuda.
A autora Suzy Welch que criou esse conceito. A ideia inicial é pra te ajudar a tomar decisões difíceis. Basicamente:
- Como tu vai te sentir em 10 minutos?
- Como tu vai te sentir em 10 meses?
- Como tu vai te sentir em 10 anos?
Por exemplo, a decisão de “termino ou não termino meu namoro”.
Talvez daqui a 10 minutos eu esteja muito triste. Em 10 meses talvez eu ainda sinta um pouco de saudade, mas eu já superei a pior parte. Daqui 10 anos eu já superei tudo isso e vivo uma vida nova, completamente independente da que eu vivo hoje, com oportunidades pra buscar novos sonhos.
Essa é a ideia básica dessa regra do 10/10/10. Mas tem uma outra aplicação que tem mais relação com o texto que eu tô escrevendo então vamos falar disso.
Mesma lógica, mas pensando no nosso humor e o que vamos deixar afetar. Tipo, vamos imaginar um cenário de trânsito em que um imbecil num Astra cortou a tua frente.
Em 10 minutos, talvez tu ainda esteja um pouco de cara com aquele filha da puta do Astra que te cortou. Em 10 meses, tu nem vai lembrar da história. Em 10 anos, nem vão existir mais Astra’s.
O que eu tô querendo dizer é: vamos parar de se estressar com coisa que não precisa. Isso também vai ajudar, além de meditação e exercício, claro.
Quando a gente tá estressado, nossa cabeça tá um caos. O cortisol aquele atrapalha tudo. Não adianta a gente tentar resolver problema do mundo todo quando tá estressado.
Respira bem fundo e arruma tua cabeça. Tem uma história do Jordan Peterson que fala sobre isso e foi de onde eu tirei a ideia pra esse texto aqui. E agora tu entendeu o porque daquele pinta ser a imagem do texto. E acho que era isso que eu tinha prometido no lead também.
Encerro por aqui.
Muito obrigado por ter lido. De verdade.
E como sempre, se tu discordar, concordar em partes ou concordar, tô aqui pra trocar uma ideia.
Se gostou do que viu até aqui, acredito que tu vá curtir a minha newsletter também.
Te inscreve aqui.
Eu junto os conteúdos mais legais que eu vi na semana e mando pra pessoas que se interessam em coisas tipo essas.
Minhas redes: