Você pode dar opiniões.

Você pode dar opiniões.

Se Sharknado aconteceu, é porque alguém falou “tornado com tubarões”. 

Nesse texto eu vou falar um pouco sobre dar opinião, sobre dar ideias e participar de discussões. Se você tem medo de ter suas ideias descartadas, zoadas, ou qualquer outra situação parecida, talvez esse texto te ajude. 

--

Meus primeiros empregos foram todos em criação de agências de publicidade, escrevendo textos pra anúncios, roteiros, etc. Quando eu escrevia esses roteiros, eles sempre passavam pelo crivo do Diretor de Criação. 

O meu primeiro Diretor de Criação foi o Fábio. Ele sempre me dizia pra soltar a mão. Quando ele falava isso, ele queria dizer “escreve qualquer merda que tu pensar”. Era pra perder o critério mesmo.  

Pra escolher um título ou um slogan, ele nem pegava pra olhar se não tivesse pelo menos umas 10 páginas cheias de ideias. Ou seja, meu trabalho era ter umas 200 ideias pra gente escolher uma delas. 

Adendo: Fábio, se tu tá lendo isso, não é uma reclamação. Serei eternamente grato por tu ter feito isso comigo. 

E esse é o grande ponto desse texto. A ideia de jogar 199 ideias fora toda vez, todo dia, a cada trabalho, me matava no começo. Era muito difícil e frustrante desapegar de tanta coisa. 

As vezes ainda acontecia de ouvir um “não temos ainda, Martin”. O que isso significava? Que eu tinha que voltar pra minha mesa e ter mais 200 ideias. 

Esse constante ritmo de jogar ideias fora, de ter que expôr o que passava pela minha cabeça o tempo todo, me deu um dos maiores aprendizados que tive na minha vida inteira:

Não existe nada de errado em falar uma merda de vez em quando. 


Claro que não quero incentivar ninguém a sair falando qualquer merda por aí. Não é isso. Mas quando a gente vai construir um conceito, criar uma estratégia, é essencial ter volume de ideias. 

O exercício de pensar em muitas saídas, por pior que elas sejam, te faz considerar mais coisas. Te oferece a possibilidade de mixar estratégias, de buscar uma saída que ninguém usou. Ou até de poder se dar o luxo de testar cada um dos caminhos antes de tomar a decisão final. 

Precisamos de volume pra solucionar problemas. O ser humano inventou a metralhadora por um motivo, não é?

Talvez essa seja a metáfora mais mórbida que eu poderia usar pra terminar o texto, mas eu não tenho tempo pra pensar em mais 199 pra testar. 


Gostou? Recomenda o texto. Isso me dá uma moral bem legal e ajuda mais gente a ver o texto!

Se gostou muito, compartilha nas tuas redes também!

Felipe Ribeiro

Fixed Income Trader @ Clube FII

8 a

Martin, haahhahhahahahahaahha o sharknado é sensacional. Agora, vc deve lembrar que alguém também teve a ideia é falou "vamos fazer o sharknado 2?!" mto bom o texto. valeu!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos