Sebrae na COP [19 de novembro]

Sebrae na COP [19 de novembro]

A Declaração dos Líderes do G20 no Rio de Janeiro é tida aqui como draft para avanços nas negociações. Com progresso de apenas 17% e o prazo de apenas de 6 anos para o alcance das metas dos ODS, o documento foca em três prioridades: (i) combate à fome; (ii) ações climáticas; (iii) reforma da governança global. Direcionamentos importantes foram dados na segunda prioridade para o sucesso da COP29: balanço global a cada 5 anos (Global Stocktake); aumento da colaboração internacional para o financiamento climático e transição justa (Nature-Based Solutions -NbS financing); Força-Tarefa sobre Mobilização Global contra as Mudanças Climáticas (Sherpa and Finance tracks); New Collective Quantified Goal – NCQG; acesso universal a “clean cooking”, pagamento de serviços ambientais para proteção dos ecossistemas e das comunidades locais como povos indígenas, economia circular frente ao desperdício de 75% dos recursos naturais; tratado do plástico em negociação em Busan; princípios da Bioeconomia.

A imprensa repercute também o momento histórico. Câmara aprova mercado de carbono no Brasil e texto vai para sanção de Lula. A proposta de tributação progressiva foi incluída na declaração do G20, com menção direta à taxação efetiva dos indivíduos considerados super-ricos (ultra-high-net-worth individuals), apesar das resistências de países como Argentina e Japão. Enquanto as emissões da China já causaram mais aquecimento global do que a EU, este último prepara um financiamento anual de $200bn e $300bn para países pobres nas mudanças climáticas e as autoridades dos EUA afirmam que presidente Trump não prejudicará o progresso climático. A CarbonBrief compartilhou ainda o mapa interativo que mostra todos os estudos de “atribuição” publicados que quantificam o impacto das mudanças climáticas nas condições meteorológicas extremas. Dos quase 750 eventos e tendências extremos incluídos no mapa, cerca de três quartos tornaram-se mais graves ou prováveis devido ao aquecimento causado pelo homem.

Mapped: How climate change affects extreme weather around the world - Carbon Brief

Nos corredores da COP, o assunto é a escolha pelo presidente da República para o High Level Champion, cargo criado pelo ONU para mobilizar diversos setores produtivos, governos locais, sociedade civil em prol da mudança climática. A diretora do Climate Champions do Team Daniela Lerario explica que as posições na COP não deveriam ser sobre quais grupos estão dentro ou estão fora, mas a necessidade de incluirmos a todos no debate, para além de Amazônia. O Brasil é muito reconhecido no tema da floresta, mas com suas bases de petróleo, necessitando ampliar a discussão. Principalmente na ótica dos novos prefeitos eleitos, precisamos oferecer uma narrativa de legado com eixos bem concretos: 1. Resiliência Climática (a exemplo de Porto Alegre); 2. Economia circular; 3. Empregos verdes e bioeconomia; 4. Transição energética. O federalismo climático, celebrado aqui com o seu reconhecimento na NDC brasileira, precisa agora de instrumentos financeiros para implementação de políticas nos territórios. Ao parabenizar a coordenação de Jeconias Rosendo da Silva Junior , o acolhimento do Consórcio da Amazônia Legal Marcello Brito , o Sebrae se fez presente nesta importante agenda de desenvolvimento territorial.

Reunião da Coordenação da Câmara Técnica 2 do Conselho da Federação na COP29.

Aproveitar a COP não significa bloquear agenda em painéis, muitas vezes num diálogo entre brasileiros. É importante conectar novos atores e lideranças de fundações, empresas, organismos internacionais, entre outros. Assim, o combinado com Danielly Mello Freire é de organizar uma reunião de alto nível entre Pacto Global da ONU Rede Brasil e Sebrae ainda este ano, juntamente com o Comitê ESG liderado por Georgia Nunes . Carolina Urmeneta chefiou o Escritório de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente do Chile e agora é Diretora de Economia Circular de Global Methane Hub . Da nossa conversa, percebo grande potencial de colaboração com o Sebrae, principalmente com Severino Lima CATADOR-Brasil Presidente IAWP Lima Jr . Foi prazeroso saber também um pouco mais da atuação da Fundação Avina - em contato com a querida amiga Paula Ellinger , Diretora de Inovação Social. Ainda que de forma rápida, pude conversar com Ryszard Frelek sobre a convergência na agenda de propriedade intelectual e ficamos de conectar com Paulo Renato Macedo Cabral . Maiores informações do programa da WIPO no link a seguir:

Why Intellectual Property is Essential for your Business

Orgulho de ver o governo brasileiro, liderado pelo Ministério de Relações Exteriores, assumir papel proeminente neste momento com o Reino Unido em apoio a presidência da COP de Azerbaijão. A chegada do Embaixador André Corrêa do Lago na quinta-feira é aguardada para o sucesso final da Conferência. Vida longa ao Embaixador Corrêa do Lago!

Danielly Mello Freire

M.Sc em Sustentabilidade | Gerente de Sustentabilidade (com Paixão) | Líder Climática | Conselheira de Impacto | Mentora

1 m

A descarbonização da rede de suprimentos precisa ter o Pacto Global da ONU e o Sebrae envolvidos, pra ser mais ágil o processo de chegarmos em uma economia de baixo carbono, uma das nítidas importâncias da COP, network de clima

E agora com a aprovação da lei sobre mercado de Carbono vamos planejar nossa incidência neste promissor mercado, já estamos em construção de nosso App (Pay SAU) Pagamento por serviços ambientais urbano Integrado a uma calculadora de mitigação de metano validada pelo UNFCCC

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos