Segunda tela, BBB e propaganda na TV

Segunda tela, BBB e propaganda na TV

O fenômeno “segunda tela” já é uma realidade. Segunda tela é um termo que se refere a um dispositivo eletrônico adicional (smartphone, tablet ou computador) que permite interagir com o conteúdo que está sendo consumido na TV. Como por exemplo, estimular o uso de hashtags, onde tweets do público são mostrados em realities e jogos de futebol.

Sabe aquela coisa de deitar no sofá, ligar a TV, ficar descendo o feed do Instagram e respondendo grupo de WhatsApp?! É isso. De acordo com uma pesquisa do Ibope, a segunda tela é um smartphone em 81% dos casos, computador em 16% dos casos e tablet em 8%.

A segunda tela é uma plataforma interessante de ser explorada pelas emissoras porque além de dar a sensação de participação para o espectador, gera mais conteúdo (memes, debates, etc) para os espectadores consumirem, aumenta o buzz em torno do programa e consequentemente, traz mais espectadores. Como acontece com o Big Brother no twitter.

Das pessoas que responderam a pesquisa do Ibope, 53% afirmaram que acessam as redes sociais enquanto assistem TV, 44% só usam a segunda tela durante os comerciais, 34% resolvem outras coisas, e 22% dizem que a TV não é interessante o suficiente para ter toda a sua atenção (pergunta com múltipla escolha).

Além disso, 9% navegam na internet para interagir com o que está acontecendo na TV. Pode parecer um percentual baixo mas o Ibope também fez outra pesquisa que conclui que mais de NOVENTA PORCENTO dos 363 milhões de tweets gerados em 2020 sobre conteúdo de vídeo, têm hashtags relacionadas à programas da TV aberta, em especial: realities shows, séries e novelas.

Entre os conteúdos mais comentados, os realities aparecem em primeiro lugar, com 287 milhões de citações (85,6%), seguidos por séries, com 16 milhões (4,8%), novelas, com 13 milhões (3,9%), programas de jornalismo, com 12 milhões (3,6%), e programas de auditório, com 7 milhões (2,1%). Interessante que jogos de futebol não entraram nessa conta.

Surpreendentemente, houve um BOOM na audiência dos realities em 2020, formato de programa que existe há pelo menos 20 anos. O número de tweets dessa categoria aumentou em 373% de 2019 para 2020. Os principais responsáveis por esses resultados são “A Fazenda” e Big Brother, que se reinventou de forma muito assertiva. Claro que o fator pandemia e pessoas em casa tem peso nisso.

O recorde de tweets sobre a TV aberta em 2020, aconteceu no paredão entre Manu Gavassi e Felipe Prior, que gerou NOVENTA E SETE PORCENTO dos mais de 11 milhões de tweets daquele dia.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O BBB20 gerou 270 milhões de tweets enquanto esteve no ar e por incrível que pareça, aumentou essa marca em 40% nesse ano ao gerar 380 milhões de tweets no BBB21. Ou seja, apesar do resultado estratosférico nesse indicador de engajamento no ano passado, o reality ainda aumentou essa marca nesse ano.

Agora vamos ao que interessa, rs!

Dito tudo disso, as propagandas e ações em programas de TV, se tornam oportunidades muito atraentes para as empresas que buscam se comunicar com seu público.

Durante o reality, são feitas ações de merchandising dentro dos blocos do programa como na prova do líder, cinema do líder, prova bate-e-volta do paredão e etc. No BBB20, cerca de 25 marcas fizeram merchan no programa. Entre os patrocinadores da edição deste ano, estavam: Americanas, Amstel, Avon, C&A, McDonald's, iFood, Samsung, Fiat, Coca-Cola e Seara. Interessante observar o calibre das empresas.

Além dos comerciais, a exposição dessas marcas também são feitas DURANTE o programa. Então, 44% do público mencionado anteriormente que usa segunda tela durante os comerciais, também é impactado. De acordo com um levantamento feito pela Semrush, essas marcas tiveram um número gigantesco de buscas no Google durante o período de exibição do programa.

Olhe como a marca fica em evidência em uma ação dentro do reality:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Bom, o BBB acabou e a Globo já emendou no "No Limite", nova edição do primeiro reality da emissora. O reality de "sobrevivência" está sendo patrocinado por empresas como Amazon, Hotéis.com, iti (Itaú), Tik Tok e Skol (Ambev).

Agora quero saber de vocês.

Depois de todas as informações, qual é a leitura que vocês fazem desse cenário?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos