Seja um líder de sucesso em 5 passos
Cada líder tem características diferentes. Uns são mais enérgicos, outros tem um perfil mais “paizão” ou “mãezona”.
Mas uma característica comum a todos os grandes líderes é a Atitude.
É isso que diferencia chefes dos líderes: a ação.
Líderes de atitude tem a capacidade de transformar suas empresas em negócios de sucesso, adicionando competitividade ao seu DNA e despertando o engajamento aos colaboradores, que é um fator determinante para os resultados.
Infelizmente, quando acontece o contrário, os impactos da liderança são sentidos ainda mais rápido. Ou seja, quando líderes sem o devido preparo técnico e emocional assumem um cargo e não tem a atitude necessária, tanto a equipe quanto a empresa estão fadados ao fracasso.
Em mais de 25 anos de carreira, lidando diretamente com líderes e colaboradores de empresas de diversos nichos, aprendi que existem 5 atitudes fundamentais que determinam o sucesso ou o fracasso de uma liderança
1. Respeito acima de tudo.
O respeito é essencial não apenas nos relacionamentos pessoais, mas nos profissionais também. Com essa atitude, o líder constrói uma reputação positiva e engaja sua equipe. E não se trata de respeito apenas entre seus superiores ou seus subordinados diretos; o respeito deve ser em relação a todos os funcionários. Como dizem, “do presidente ao faxineiro”. A prática diária e incondicional do respeito é o princípio básico da liderança..
2. Dê Feedbacks construtivos
Aprimorar sua capacidade de dar e receber feedback é fundamental para o sucesso. Sim, nem sempre é fácil, mas tão importante quanto o que falar, é necessário saber como falar. Entender que cada um tem um jeito diferente de lidar com o feedback e que uma mesma pessoa pode reagir de modo diferente em momentos diferentes..
3. Esteja Disponível
Um líder que não encontra tempo para conversar com seus colaboradores, para ensinar, orientar, corrigir, apoiar, cobrar ou simplesmente jogar conversa fora, não consegue se conectar com o grupo e nem conseguir os resultados desejados.
4. Saiba Delegar.
Delegar é sinônimo de confiança. Eu sei que não é da noite para o dia que se conquista isso, pelo contrário, é um trabalho de formiguinha, mas extremamente necessário. O líder que aprende a delegar ganha tempo para preparar cada vez mais sua equipe e investir no seu próprio aprendizado. Não centralize.
5. Autoconhecimento.
O autoconhecimento pode ser buscado de diversas formas, como: avaliar seu dia a dia, analisar as decisões tomadas, como você lidou com cada situação.
Muitas leituras sobre comportamento, liderança, gestão de equipes e assuntos afins também ajudam, bem como participar de eventos.
Claro que por experiência própria e por confiar na minha metodologia, eu recomendo que, se você sente falta dessas atitudes em seu perfil e não sabe como despertá-las e colocá-las em prática em sua vida, fale comigo.
Eu tenho certeza que juntos podemos dar uma nova direção à sua carreira.
Até a próxima!