Seja Você Mesmo, mas não seja sempre o mesmo!
Uma das principais virtudes de todo profissional, acima de qualquer coisa, é a ética.
Definir ética não é tão fácil quanto parece. Mas, de maneira simples, ser ético é agir conforme as regras e procedimentos acordados pela conunidade a qual você está inserido. Seja no trabalho, em família ou em sua cidade.
Um dos desdobramentos de ser ético é agir com autenticidade e transparência. Ser autêntico é transmitir e agir conforme seus valores profissionais e pessoais. Agir com retidão. Falar uma coisa e fazer outra é ser anti-ético.
No Brasil, milhões de pessoas perderam seus empregos e estão enfrentando mais dificuldade para se recolocarem. Empresas que reduziram seus quadros de funcionários, não estão re-contratando ainda. Outras, que tinham vagas para contratar, preferiram segurar um pouco mais enquanto aguardam a economia aquecer mais.
Neste cenário, os funcionários que ficaram nas empresas, estão trabalhando mais. Isso pode gerar impacto no atendimento a clientes, no relacionamento interpessoal com demais colegas, parceiros e fornecedores. Alguns podem se afastar da retidão.
Os sobreviventes têm mais trabalho, portanto, menos tempo. Alguns, movidos pelo medo de perder (seus empregos), na ânsia por fazer mais, ou fazer tudo o que se é pedido, não filtram em realizar apenas aquilo que é ético ou está em acordo com seus valores profissionais e pessoais.
Seja você mesmo! Não perca seus princípios éticos no horizonte.
Por outro lado, vivemos uma era de mudanças. Tudo muda muito rápido. O cenário ao seu redor não é fixo como em outros tempos… é super dinâmico! Portanto, para sobreviver é preciso se adaptar ao meio de forma ágil. Mude para melhor, sem passar por cima de ninguém e, principalmente, sem passar por cima de seus princípios e valores.
Raul já dizia: "eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo." Atualmente, a mudança é uma constante! Por isso, mudar é preciso.
Portanto, seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo!
"Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente. A gente muda o mundo na mudança da mente. E quando a mente muda a gente anda pra frente. E quando a gente manda ninguém manda na gente!
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura. Na mudança de postura a gente fica mais seguro. Na mudança do presente a gente molda o futuro!"
Até Quando? Gabriel o Pensador
Mude sua atitude, mas não seus princípios e valores éticos!
Vendas e Marketing
7 aMuito bom a colocação sobre ética, pois em momentos de crise as pessoas criam seus próprios padrões ético como justificativa pela falta de ética.
Proprietário | Central Park Doces & Salgados
7 aAmei, concordo que temos que mudar sempre para o melhor.