Selic a 15%? 👀
Um pouco sobre as bolsas...
Ontem, o Federal Reserve divulgou a ata da última reunião do Fomc e confirmou uma redução do ritmo de aperto monetário “em breve”, o que levou o mercado a apostar em 80% de chances disso acontecer já na reunião de dezembro, onde a taxa subiria 0,50, conforme dados da CME Group. Hoje, tem a ata do Banco Central Europeu (BCE) e os investidores buscarão sinais dos rumos dos juros na zona do euro. A Alemanha reportou o índice lfo Business Climate (que mede a confiança na economia) de novembro, o número de 86,5 superou a expectativa de 85, revelando uma melhor confiança na maior economia da Europa. Os mercados perdem a referência das bolsas de Nova York por conta do feriado de Ação de Graças, tornando também a agenda econômica do dia vazia. Nesta manhã, as commodities operam com variação mista, com o petróleo sofrendo ainda os impactos dos lockdowns na China e discussão sobre limite de preço que o G7 pretende impor ao petróleo russo. A sinalização de menor ritmo da escalada dos juros americanos, volta a enfraquecer o dólar em âmbito global, com o Dólar Index negociando nos 105 pontos.
No Brasil, a ata do Fed livrou o Ibovespa de um recuo maior, mas os ativos brasileiros seguem na contramão da recente melhora no ambiente externo, com cenário interno pesando mais sobre os preços. A curva de juros é o que mais tem capturado a tensão com preocupação fiscal desencadeada pela PEC da Transição (adiada para a próxima semana). A curva já considera o Banco Central elevando a Selic para 15% em 2023, anulando a expectativa de poucas semanas atrás em corte no primeiro semestre do ano que vem. Na agenda econômica, o destaque é para o IPCA-15 de novembro, que deve apontar para uma alta de 0,5%, conforme as projeções. Todavia, não precisa nem dizer que os investidores seguem de olho na transição de governo e seus impactos para as contas públicas, em um dia que tende a ser de menor liquidez por conta do feriado nos EUA.
Novidade na Guide!
Agora quem assina o plano gratuito do Guia Financeiro, o nosso streaming de finanças, tem acesso aos relatórios de WDO, WIN e estratégias do IBOV da Benndorf, uma das maiores casas de análise do país. Aproveite para ter acesso a análises técnicas de qualidade, assine agora o Plano Start 100% gratuito. Clique aqui para acessar.
Recomendados pelo LinkedIn
Agenda
BRASIL
09h00 | IPCA-15 novembro
Atual: 0,16% Projeção: 0,5% Prévio: 0,16%
Quer mais informações sobre o mercado? Acesse o Guia Financeiro.