Ser competente (e também filtrar seu timeline) é uma arte
Faça tudo com excelência! TUDO!? Sério?!
Faça 5 novos contatos por semana! 5? Com qualidade?
Tire as manhãs para ler e-mail (!?)
Delegue o máximo para seus liderados. Sem filtro?
Enfim, basta checar sua timeline e aí haverá todas dicas para ser o melhor profissional possível, ter sucesso e todos serão felizes para sempre.
Isso me lembra aquela história de quando o Barcelona era imbatível (Guardiola de técnico), lembra?! Havia muitas teorias.. Então, para ganhar do Barcelona é só marcar o Messi e fazer uma linha de 4 zagueiros. Sério? Só marcar o Messi? Saber o “o que” já é difícil, mas imagina o “o como”. Como marcar o Messi??!
Então, o detalhe é que não existe uma recomendação que sirva a todos. E mesmo que sirva executa-la não será necessariamente fácil, é muito importante o “como”. Fazer o certo e da maneira certa depende do país que você trabalha, da especificidade da sua função, da sua posição hierárquica, das suas aptidões, etc. O que existe é adequar suas competências e comportamentos para se enquadrar na sua função do momento.
Não adianta tentar fazer tudo com excelência se você é um líder multidisciplinar com áreas de lideranças totalmente distintas. Você vai virar um micro gestor. Vai se matar de trabalhar e perder foco nas prioridades.
Não adianta delegar para seus liderados se você trabalha de especialista. Você precisa mesmo saber tudo da função e fazer tudo com excelência.
Não adianta tirar manhãs para ler e-mails se seus clientes só estão disponíveis pelas manhãs. Por aí vai.
É bom ler as dicas, mas melhor é saber se elas se enquadram para a característica da sua função, se sim, ótimo. Mais importante mesmo é se elas servem para você.
Aliás, com o rompimento dos padrões acontecendo cada vez com mais frequência no mundo atual, todos teremos que ser mesmo uma metamorfose ambulante (sim, Raul já sabia). Como terão que ser as empresas.
Esses dias assistia sobre expectativas de vida de multinacionais americanas. 65 anos nos anos 50. Há 10 anos atrás 30 anos e hoje 20 anos. Evidente...como se manter no topo em um mundo de novas tecnologias e com gerações com hábitos muito diferentes a cada 10 anos. Já não falamos mais dos millennials, já existe outra geração. Ou seja, a maneira de trabalhar que funcionava a 10 anos atrás talvez não se aplique para hoje.
Adaptar, adaptar, se desenvolver e filtrar que competências, comportamentos e hábitos devo aperfeiçoar que tenham a ver com minha função atual. Caso contrário estarei adaptando um modelo que serve para alguém para mim, logo não é perfeito.
Não existindo fórmula logo é uma arte! Como também é filtrar todas as dicas que chegam a você via LinkedIn, infomoney, você S/A e centenas de livros de auto-ajuda em qualquer livraria. O que posso te desejar é boa sorte e que 2018 seja um ano de desenvolvimento e de muita leituras selecionadas.
Analista de Riscos e Controles Internos
7 aExcelente texto