Ser líder não é ser chefe...

Ser líder não é ser chefe...

Ando em um momento bem reflexivo. Até que ponto ser proativo e colaborativo em uma equipe traz incentivos mensuráveis, plano de carreira e benefícios?

Em momentos de crise a criatividade tem que ser estimulada ao máximo e a motivação é manter-se empregada.

E depois da crise?

Vamos lá para uma definição acadêmica de líder:

"As relevâncias para um líder eficaz: postura centrada, sensibilidade ao ambiente externo, capacidade de solucionar problemas, motivação pelo uso do poder, competência interpessoal e técnica, flexível às mudanças, capacidade de refletir em ação, bem como capacidade psicológica para saber administrar todos os sistemas. "Caravantes, Caravantes e Kloeckner (2008)

Perfeito, mas na maioria dos casos quem tem a liderança não é o chefe, gestor ou gerente. O líder não tem um cargo ou salário acima. É um operacional com responsabilidades em sistema horizontal.

Mais definição acadêmica:

"Assim, o líder não necessariamente precisa estar em um cargo de comando, pois a liderança não está associada essencialmente ao poder, mas sim à influência que exerce para o desenvolvimento das tarefas. Além disso, o líder adquire o respeito dos liderados não pela imposição, mas pela relação de troca, como uma via de mão dupla entre eles."Caravantes, Caravantes e Kloeckner (2008)

Até que ponto é interessante ao gestor, chefe ou gerente, que este líder que é trabalhador do conhecimento, um operacional porém um colaborador-associado seja promovido?

Lá via minha reflexão final: Ser líder é a estagnação?

Andréa Gozzi

Arturo Pereira

PROPIETARIO da empresa PUNTOGRAPH

8 a

Muy buen material para analisar gracias

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos