Ser ou não ser um bom escritor?
Imagem por Brett Jordan no Unsplash

Ser ou não ser um bom escritor?

Decidi começar essa newsletter com um único propósito: Ajudar escritores e redatores como eu. Quando eu comecei, não tinha ideia do que estava fazendo. Sinto que, até agora, posso aprender muuuito mais. Porém, em um ano e meio, ganhei muita experiência na área.

Por isso, estou criando a Redação com suco de limão, meu lugar para falar com outros redatores, mensalmente, de forma mais extensa e também bem mais pessoal. Planejo falar sobre tópicos um pouco já batidos e outros pouco falados. De qualquer forma, essa newsletter é dedicada a todo e qualquer profissional da área do conteúdo, seja redator, Copywriter, roteirista, etc.

Para começar, decidi falar de um tópico que já foi discutido várias vezes: Para começar, é preciso ser um bom escritor ou não? O problema é que, em geral, as pessoas tem o medo de falhar. E, por conta disso, a sociedade em geral acredita que é preciso ser bom em X para fazer Y.

Essa cultura acaba levando muitos a acreditarem que não servem para ser bons escritores, pois nunca foram ótimos em redação na escola ou algo assim. O fato é: Escrever para web, escrever cartas de vendas, etc. NÃO é a mesma coisa de uma redação na escola. Já vi pessoas escrevendo como se fosse, mas isso é um enorme erro, além de ser de má qualidade.

A escrita online e até para meios offline não é uma simples redação na sua prova de Literatura. A escrita feita por um redator e por um Copywriter não depende só de ser um 'bom' escritor. Você precisa:

  • Saber pesquisar muito bem, nada de olhar apenas 1, 2 páginas do Google e chamar isso de pesquisa, vá afundo, veja vídeos e até livros ou PDFs e artigos científicos se necessário;
  • Ter muita criatividade. Apesar de precisarmos seguir o briefing, ainda é ideal saber como lidar com as diferentes demandas de forma criativa, certo?;
  • Saber analisar e interpretar o conteúdo pesquisado sobre aquele tema que você está escrevendo;
  • Estar disposto a sair de sua bolha, pois, para melhorar sua escrita, também é preciso se expor a outros assuntos fora aquilo que você gosta ou está habituado;
  • Ter uma boa gramática e uma escrita fluída é o último ponto e, apesar de parecer tão crucial, sem os pontos acima não é possível fazer um bom artigo, texto, roteiro, etc.

Portanto, não basta ser só um bom escritor. Para ser um ótimo profissional, você deve atualizar-se com novas informações, saber pesquisar, interpretar e também revisar textos que você está produzindo, mesmo que não de forma profunda.

Mas, sendo bem real, isso não é algo que se faz de um dia para o outro. Por isso, tenha muita calma. Não se preocupe em se tornar Ogilvy em um dia. Mas também nunca pare de tentar melhorar sua escrita, pois só assim você pode obter clientes recorrentes, que apreciam seu trabalho e preferem você acima de outros profissionais no mercado.

Na próxima newsletter, quero falar um pouco sobre essa questão. Como obter clientes? Como manter eles? Como fazer a prospecção? Um dos maiores erros que vejo são redatores freelancers que não sabem como fazer isso!

Mas por enquanto, isso é só :) Se gostou de ler essa newsletter até aqui, muito obrigado e, se quer ver mais, se inscreva. Mensalmente, vou estar voltando aqui com novos conteúdos. De redator para redator!

Marketing Com Café - (Vitor Ribeiro)

Publicitário desde sempre, Assessoria de Marketing, Social Media e fundador da plataforma literária ESCREVASE.COM.BR e do e-commece CAMISAS DO ESCREVASE #marketingdigital #escritacriativa

2 a

Adorei sua iniciativa, já assinei a News Letter. Desejo sorte

Obrigada pelo conteúdo, excelente

Jonathan Lamim

Engenheiro de Conteúdo na Datasaga.ai | Escritor | Ghostwriter | SEO | IA

2 a

Parabéns pela iniciativa e pelo conteúdo Camille! Eu estou concluindo alguns projetos aqui e trabalhando no planejamento da minha newsletter tbm.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos