Ser um “Ativista Confiável” em Gestão de Pessoas.
Constantemente devemos repensar nossa atuação como responsáveis por gerir pessoas e seus resultados, porém nas atmosferas atuais, este processo deve propiciar relações mais próximas e embasadas em conhecimento.
Atuar em gestão de pessoas exige que a área entenda de todas as vertentes do negócio, saber linguagens específicas para que estrategicamente nossa atuação seja plena, reconhecida e principalmente que sejamos os verdadeiros parceiros de negócios. Precisamos colocar nossas ferramentas, que são tantas, à favor de melhores resultados. Ser uma ativista confiável exige maestria e não apenas que nossa atuação seja vista, mas que o processo de confiança seja percebido por princípios éticos, humanizados e estratégicos.
Para ser um ativista de confiança segundo Dave Ulrich e outros* estes são alguns comportamentos que o profissional da área deve seguir:
- Fazer o que prometeu;
- Estabelecer laços positivos e duradouros;
- Ser um conselheiro confiável;
- Influenciar de maneira positiva por meio de uma comunicação clara;
Considero também importante que tenhamos iniciativa, que consigamos através de mensurações tangíveis apresentar dados que comprovem a importância de nossas práticas e seus impactos para o negócio.
Se “navegar é preciso” pensar de uma forma diferente e contribuir sempre para novos resultados é primordial.
*As Novas Competências de RH: Parceria de Negócios de Fora para Dentro