Sete Motivos pelos Quais as Pessoas Visitam sua Igreja

Sete Motivos pelos Quais as Pessoas Visitam sua Igreja


Meu ministério se desenvolveu bastante desde que comecei a seguir o Dr. Thom Rainer em seu blog (www.thomrainer.com ) e no site www.churchanswers.com . Ainda que a maioria de suas pesquisas e métodos sejam dirigidos às igrejas americanas, com um pouco de conhecimento e bom senso é possível adaptá-los a nossa realidade brasileira; tenho agido assim e isso tem abençoado muito minha igreja, por isso resolvi começar a compartilhar nossas experiências. Uma das coisas que aprendi é que, para que uma igreja cresça, é fundamental que seus membros convidem os amigos para visitá-la. É assim que as coisas acontecem: a pessoa faz a primeira visita; se a experiência for boa, ela provavelmente voltará outras vezes.  A chance do incrédulo se converter ou do desviado se reconciliar vai aumentando à medida que ele participa dos cultos; então, quanto maior for o fluxo de visitantes, maior será o potencial de crescimento da igreja.

Trazer um amigo é mais simples do que parece! Se o convite for feito com simplicidade e sem constrangimento, alguns o aceitarão por curiosidade, outros para agradar ao amigo que convidou, ou simplesmente por não terem nada mais interessante para fazer no domingo à noite. Mesmo assim, muitos evangélicos têm dificuldade para convidar seus amigos, então resolvi me dirigir diretamente a você, que gostaria de alcançar seus amigos, mas ainda se sente inseguro na hora de fazer o convite. Vou mostrar sete motivos pelos quais as pessoas visitam uma igreja, tomando por base uma um texto Bíblico que mostra como um dos primeiros cristãos convidou um amigo para conhecer Jesus. 

43 No dia imediato, resolveu Jesus partir para a Galileia e encontrou a Filipe, a quem disse: Segue-me. 44 Ora, Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. 45 Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José. 46 Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê. 47 Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo! 48 Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira. 49 Então, exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! (João 1.43-49 ARA)


1 PORQUE VOCÊ CONVIDA


O primeiro motivo pelo qual as pessoas vêm a igreja é simplesmente porque foram convidadas. Natanael era um judeu praticante e estava buscando a Deus, mas ele só conheceu Jesus porque Filipe o convidou. Tem muita gente cujo coração anseia por Deus, mas que ainda não conheceu Jesus. Quando você vê uma loja com as portas abertas, sabe que pode entrar e será bem recebido pelos vendedores, mas um templo é completamente diferente. As pessoas não sabem se podem entrar, como devem se vestir nem que regras terão de seguir. Quando convida um amigo para visitar sua igreja, você está lhe oferecendo a segurança de que precisa para ir sabendo que será bem recebido. Mas ninguém tem poder ou obrigação de trazer aqueles que não querem vir; portanto, não tenha vergonha de convidar, nem se frustre quando a resposta for negativa. Apenas faça o convite e deixe que cada um decida aceitar ou não.

  

2 PORQUE ELAS CONHECEM VOCÊ

 

Segundo motivo: as pessoas vão aceitar seu convite porque conhecem e confiam em você. Natanael conhecia Filipe e por isso resolveu dar algum crédito ao que ele havia dito e ir até Jesus – mesmo que Nazaré não fosse o melhor lugar para se procurar o messias. Primeiro você conquista a amizade e a confiança das pessoas e depois às convida para visitar sua igreja. O convite feito por uma pessoa confiável faz com que o descrente se sinta seguro e a igreja não deve trair essa confiança com gestos e atitudes que constranjam o visitante. Pelo contrário, deve fazer com ele sinta confortável e deseje retornar.

 

3 PORQUE VOCÊ TESTEMUNHA

 

O terceiro motivo pelo qual as pessoas vêm à igreja é por causa do seu testemunho. Qual foi a primeira coisa que Filipe disse? “Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José. Isso foi uma declaração de fé — ele estava confessando que Jesus de Nazaré é o Cristo. Natanael não creu logo que ouviu esse testemunho, mas ficou curioso para conhecer Jesus. As pessoas ao seu redor estão sempre observando você e seu testemunho será decisivo para que elas tenham interesse em conhecer sua igreja ou não. Existem basicamente quatro maneiras de testemunhar.

 

a. Confesse

A primeira é a mais fácil: simplesmente confesse que você acredita no Deus da Bíblia e que Jesus Cristo é o seu salvador. Nós vivemos em um mundo onde cada pessoa pode crer no que quiser e ninguém tem o direito de desmerecer a convicção dos outros – isso nos dá uma certa segurança. Assumir sua fé em cristo é importante, porque as pessoas vão passar a observar e avaliar você, sabendo que é um cristão.

 

b. Viva com um cristão

A segunda maneira de testemunhar é um pouco mais difícil; viva como um cristão. Quando as pessoas souberem que você é cristão, vão passar a observá-lo, para verificar se você de fato age como um. Assim como os pais procuram ser fortes diante dos filhos, precisamos nos esforçar para viver como Jesus ensinou, porque somos o único ponto de contato entre Ele e as pessoas do mundo. Então faça o seu melhor! Faça por eles e faça por Deus!

 

c. Conte o que Deus fez em sua vida

A terceira já exige mais coragem: Conte o que Deus fez em sua vida. Depois de alguns anos na igreja, quase todo mundo passou por uma experiência em que Deus agiu de maneira sobrenatural, seja para curar uma enfermidade, ajuda-lo a atravessar uma crise ou superar um problema que era humanamente impossível de resolver. Muitos dão testemunho na igreja, mas poucos dão testemunho no mundo, por medo de que os descrentes não acreditem neles e os ridicularizem – e normalmente é isso mesmo que acontece. As pessoas que não gostam de Jesus e são contrárias ao evangelho quase sempre tentam neutralizar nosso testemunho; mas por outro lado, aqueles que estão em busca da verdade vão se interessar por nosso testemunho e procurarão conhecer Jesus; é por causa destes últimos que testemunhamos.

 

d. Deixe Deus usar você

De todos os tipos de testemunho, o quarto é o que exige mais fé: Deixe Deus usar você. Deus está no controle de todas as coisas e não precisa fazer milagres o tempo todo para que sua vontade seja feita. A verdadeira razão dos milagres é fazer com que as pessoas creiam no evangelho. Quando seus amigos confiarem em você a ponto de compartilhar seus problemas, não tenha medo de se oferecer para orar por elas e pedir o favor de Deus. Não faça promessas que não pode cumprir, mas creia que Deus ama aquela pessoa e deseja se manifestar a ela, para que creia. Naquele momento, você será o melhor canal que Deus terá para salvar aquela alma.

 

4 PORQUE ELAS TÊM SUAS PRÓPRIAS EXPECTATIVAS

 

O quarto motivo pelo qual as pessoas vêm a igreja é por que elas têm suas próprias expectativas com relação a Deus. Filipe disse a Natanael que havia encontrado o messias. Como todo judeu praticante, Natanael também estava esperando o messias, então resolveu checar o que o amigo havia dito. Cada pessoa procurava Jesus por seus próprios motivos: para ser curado de uma enfermidade, liberto de uma possessão, para ter uma nova chance na vida e assim por diante.

Uma das coisas que nos atrapalham a trazer visitantes à igreja é porque queremos que elas venham pelos nossos motivos e não pelos delas. Aprendemos que temos o dever de pregar o evangelho àqueles a quem amamos para que eles não se percam. Então somos tomados de um senso de responsabilidade e muitas vezes queremos pegar nossos amigos pelo colarinho e dizer: “Você precisa se converter, porque senão vai para o inferno!” Isso não funciona! As pessoas vão vir à igreja porque já estão buscando a Deus, como Natanael, ou porque têm um problema que não conseguem resolver, ou porque estão solitárias e desejam fazer parte de uma comunidade que as acolha. Deus entende que elas ainda não compreendem o que realmente importa e vai usar todas essas rações secundárias para fazê-las chegar até o mais importante: a salvação.

 

5 PORQUE VOCÊ VEM JUNTO COM ELAS

 

O quinto motivo não é difícil, mas dá trabalho: seus convidados vêm à igreja porque você os acompanha. Observe que Filipe não disse a Natanael “Vá e veja com seus próprios olhos.” Ele disse “Vem e vê”.  Está implícito que ele levou seu amigo até Jesus, porque não queria correr o risco de que algo o impedisse de vir. O inimigo vai fazer tudo o que puder para impedir que os perdidos conheçam Jesus e vai criar todo tipo de impecílio e embaraço para que eles não venham à igreja no dia combinado: uma visita vai chegar, o despertador não vai tocar ou algo mais vai acontecer, semana após semana, até que eles desistam. Seja mais esperto que o inimigo! Marque um encontro com seus amigos antes do culto e traga-os à igreja no dia combinado. Mesmo assim, não se esqueça de começar a orar desde o momento em que você marcarem a visita, porque haverá resistência no mundo espiritual.  Já citamos cinco razões positivas, pelas quais as pessoas vêm à igreja; daqui em diante veremos mais duas razões que podem dificultar sua vinda, mas não impedir.

 

6 PORQUE O PRECONCEITO NÃO É IMPEDIMENTO

 

As pessoas vêm à igreja porque o preconceito não é suficiente para impedi-las. Qual foi a primeira reação de Natanael? “De Nazaré pode sair alguma coisa boa?” Filipe não discutiu, apenas desafiou: “Vem e vê”. Muitos preconceitos podem desestimular uma pessoa a vir à igreja: um ateu que pensa que religião é superstição de gente ignorante; alguém que pratica outra religião e acha que já encontrou o caminho, ou uma pessoa que já se decepcionou com uma igreja evangélica antes. Quando a pessoa recusa sem dar motivos é porque não quer discutir o assunto; mas quando apresenta alguma ressalva, pode ser um sinal de que seu coração ainda está dividido. Não tente refutar ou desmerecer suas razões, porque isso transformaria seu convite numa discussão. Confie em Deus e desafie seu amigo a ver com seus próprios olhos antes de chegar a uma conclusão.

 

7 PORQUE ELAS NÃO PRECISAM CRER ANTES DE VIR

 

As pessoas vêm à igreja porque não precisam crer antes de vir. Filipe tinha acabado de se tornar um discípulo de Jesus e não estava preparado para pregar para seu amigo. Tudo o que ele fez foi convidá-lo para conhecer Jesus; quem evangelizou Natanael foi o próprio Cristo. Você não precisa evangelizar seus amigos antes de trazê-los à igreja e não deve esperar que eles se convertam da primeira vez que vierem.  Seu grande desafio é fazer com que visitem sua igreja pela primeira vez; o segundo é fazer com que passem a frequentá-la. Na comunhão da igreja, eles participarão da adoração e ouvirão as mensagens até que estejam prontos para entregar suas vidas a Cristo.

 

CONCLUSÃO

 

O principal motivo pelo qual as pessoas visitam as igrejas em todo o mundo ainda é porque algum amigo ou conhecido as convidou. Testemunhe para que seus amigos criem uma expectativa favorável com relação ao evangelho; conquiste sua confiança para que aceitem seu convite, e venha junto com elas, para que não se percam no caminho. Não se ofenda nem se intimide com seus preconceitos; não se preocupe em pregar para elas antes que venham, nem coloque muita pressão para que se convertam logo – apenas traga-as até o Mestre e deixe o Espírito Santo trabalhar. 

 

Pastor Raphael Daróz de Almeida - Igreja Batista Getsêmani


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos