Seu concorrente não é quem você pensa
No momento em que o cliente pesquisa por produtos do seu nicho, certamente você e seus concorrentes disputarão a preferência dele, mas a preferência do cliente também é desenvolvida em outros momentos da jornada do funil.
Para isso é preciso investir em awareness, certo?
Enquanto usuários/consumidores, somos bombardeados o tempo todo com um volume gigantesco de informações, notícias e conteúdos em diversos canais, como Linkedin, Instagram, TikTok, sites e por aí vai.
A disputa nos dias de hoje é pela ATENÇÃO.
Me lembro do ex-CMO da Domino's Edwin Junior , sempre pontuando que a Pizza Hut não é sua (única) concorrente. Todas as marcas estão o tempo todo disputando a atenção do cliente e não importa se você é do ramo de moda, eletrônicos ou alimentícios, você também está nessa disputa.
Um estudo feito pela Microsoft constatou que o tempo de atenção das pessoas caiu de 12 para 8 segundos, menor que de um peixinho dourado, que é de 9 segundos.
"Usuários de múltiplas telas acham difícil filtrar estímulos irrelevantes – são mais facilmente distraídos por múltiplos fluxos de mídia"
Trazendo para nosso contexto de e-commerce, o que pode ser feito para capturar mais a atenção do cliente? Ou melhor, o que pode ser feito para aproveitar melhor a atenção que sua marca já captura?
Vamos dados:
Essas informações foram coletadas a partir de um estudo realizado com mais de +2mi de pedidos feitos em +250 e-commerces varejistas. Link do estudo no final o texto.
A tela de rastreio é um local onde sua marca tem a atenção do seu cliente, onde ele monitora com expectativa, um conteúdo de total interesse dele, o status da compra que ele já fez.
Você que está lendo esse texto já deve ter ligado os pontos e percebido que há boas oportunidades no rastreio de encomendas. São elas:
Recomendados pelo LinkedIn
Brand Awareness
Na disputa por atenção e preferência, o rastreio é mais uma oportunidade para sua marca estar presente na memória do cliente.
Para isso, personalize a tela de rastreio com sua marca, tom de voz, logo e cores.
Aumento indireto no índice de recompra
Com uma experiência fluida e personalizada, seu cliente ficará mais satisfeito, naturalmente fará novas compras. Para isso:
Aumento direto no índice de recompra
Na tela de rastreio está o suprassumo do seu ICP: quem já comprou de você. Seu e-commerce pode ofertar produtos de cross-sell para este cliente.
Por exemplo, se sua marca vende linha branca e seu cliente comprou uma geladeira, oferte garantia estendida. Se vende artigos para bebês e seu cliente comprou um berço, oferte a ele um roupeiro e por aí vai.
Para isso, adicione banners com links tagueados na tela de rastreio, considerando os SKUs vendidos para aquele cliente.
Veja algumas marcas que têm aplicado essas estratégias:
Para que tudo isso funcione de forma fluida é preciso:
O que você acha desses dados e da estratégia? Faz sentido para sua operação hoje? Contribua com sua visão nos comentários.