Simplesmente Silvio Santos
Foto: Reprodução

Simplesmente Silvio Santos

Um dos dias que eu mais temia chegou.

Talvez seja estranho alguém usar essas palavras para definir a morte de alguém que não é nem mesmo da família, mas a verdade é que Silvio Santos nunca foi apenas um ilustre desconhecido. Silvio era a representação de alegria e diversão. Era um guardião das memórias mais felizes da minha infância.

A história do maior comunicador brasileiro todos conhecem: um judeu que foi camelô, radialista, apresentador e empresário, tornando-se o nome mais importante da comunicação brasileira e do entretenimento televisivo ao apresentar o programa mais duradouro da televisão mundial. De 1961 a 2023, quando foi ao ar o último Programa Silvio Santos apresentado por ele, os domingos das famílias brasileiras eram marcados essencialmente pela presença de Silvio Santos, que construiu seu eterno legado aos olhos de gerações de espectadores.

Todo esse legado foi responsável por tornar a minha infância muito mais feliz, por isso a morte de Senor Abravanel me causou uma tristeza tão grande. E das coisas mais marcantes que ouvi nesse triste dia, o que eu jamais vou esquecer é a quantidade de pessoas lembrando de seus domingos na casa dos avôs assistindo Silvio Santos, pois foi exatamente esse pensamento que tive no momento em que soube de sua partida.

Na minha infância, as tardes de domingo eram sempre as mesmas. Após almoçar na casa de uma das minhas avós, todos os primos se reuniam na área da casa da bisa para brincar enquanto não chegava a hora de pedir, com cara de piedade, que ela fizesse seus deliciosos bolinhos de chuva. Depois que todos estavam satisfeitos com o café da tarde mais apetitoso do mundo, finalmente visitávamos outra avó para assistir futebol e em seguida o Programa Silvio Santos.

Lá! Lá! Lará! Hey! Lá! Lá! Lará! Hey! Lá! Lá! Lará! Lá! Lá! Lará! Lará!

A música tema do programa mais longevo da televisão mundial era a alegria de todos, principalmente para meus avôs, que viam em Silvio Santos um companheiro muito especial, como se fossem amigos íntimos e por esse motivo não podiam deixá-lo esperando pela audiência de toda a família. E nem posso questionar essa sensação de amizade pois era exatamente o que eu sentia toda vez que assistia qualquer dos programas do nosso eterno Silvio.

Isso porque Silvio Santos continuou sendo um personagem ativo por toda a minha adolescência e vida adulta. Ainda me lembro com carinho e saudade dos últimos meses de meu avô, quando todos os domingos dormia na sua casa para cuidar dele durante a noite e, sempre quando o relógio cuco informava que estava na hora, ele pegava o controle da TV e mudava de canal dizendo que estava na hora do Silvio Santos. Mesmo quando ia para a cama, ele continuava assistindo o programa até o fim, também demonstrando a sua admiração pelo Homem do Baú.

Não à toa meu avô partiu no dia em que o SBT comemorou 30 anos, no exato momento em que um especial era transmitido narrando a história do canal da família brasileira.

E por mais que eu continue escrevendo, segurando lágrimas nos olhos, nada será capaz de descrever com exatidão a importância de Silvio Santos, que foi responsável por me apresentar a genialidade do meu ídolo Chespirito, por dias felizes cercado pela família e por garantir uma alegria tão contagiante que ninguém mais será capaz de proporcionar.

A partir de hoje, o Brasil é um país muito mais pobre e infinitamente mais triste por perdermos um dos maiores brasileiros de todos os tempos. Nós seremos mais caretas sem a alegria e o bom humor contagiantes do Rei da TV mundial, que nos deixa um legado inesquecível do puro entretenimento. Nos tornaremos uma sociedade mais cinza sem a sua risada inconfundível. Não teremos mais um exemplo de pessoa vencedora tampouco o brilhantismo de um ser humano que soube fazer a história.

Seremos eternamente órfãos sem a presença física de Senor Abravanel, mas sabemos que o querido Silvio Santos será tão eterno quanto a saudade. E o que nos acalenta é que nesse momento que choramos sua partida, sabemos que em algum lugar está tocando a contagiante música conhecida por todos e que milhões de pessoas estão recebendo com carinho aquele que tantos sorrisos causou.

Silvio Santos vem aí! Olê! Olê! Olá!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos