Sinais que está na hora de você procurar um emprego novo
Se você sente que a rotina ficou cansativa e que os desafios do seu ambiente profissional já não são mais atrativos como antes, talvez seja o momento de encarar novas experiências e trocar de emprego.
Esses sentimentos são comuns, mas quando eles surgirem, a primeira pergunta que você precisa fazer é: “Eu gosto de trabalhar nessa empresa?” ou então perguntar para si mesmo se você gosta de fazer o que faz. Se a resposta gerar dúvidas, então é hora de repensar sua permanência na organização.
Para ajudar você a tomar essa decisão de uma maneira segura, listei alguns sinais que mostram que chegou o momento de realmente buscar uma transição de carreira (novo emprego):
1. Você não se sente valorizado
Todo mundo quer sentir que está fazendo a diferença no ambiente profissional que está inserido, não é mesmo? Se não, é fácil perder a paixão naquilo que está fazendo.
Se você começar a sentir que não recebe o devido valor da parte dos seus superiores, é um sinal importante de alerta. Receber elogios, agradecimentos e, até mesmo, prêmios por fazer a diferença na empresa é algo importante para aumentar a satisfação pessoal e profissional.
Se você sente que suas sugestões parecem que não são ouvidas ou em geral sente que sua equipe não te valoriza, pode ser o momento de buscar novas alternativas.
2. O seu salário é insuficiente
Quando você está iniciando a sua jornada em uma determinada organização, na maioria dos casos é normal começar ganhando salários menores do que os que você gostaria de receber. Entretanto, se a sua quantidade de trabalho é cada vez maior e ninguém tocou no assunto de aumento salarial, comece a prestar atenção.
Outro bom sinal de que o salário deve ser um motivador para trocar de emprego é se você já está há muitos anos na empresa e também não recebeu um reajuste. Se isso ocorrer, antes procure expor esta situação ao seu líder, mas se nada mudar, procure novas oportunidades.
3. Você sente falta de novos desafios
Além do baixo salário, se você não tem se sentido estimulado ultimamente, talvez seja melhor começar a pensar em um novo rumo para a sua carreira. Aprender com o seu trabalho é extremamente importante. É isso que faz você evoluir como profissional e expandir o seu arsenal de conhecimentos.
É comum sentir que parou no tempo depois de se acostumar com a rotina profissional que você está exercendo, mas antes você precisa refletir se já se sente em condições de receber novas responsabilidades e desafios nessa empresa. Se você acredita que sim, é necessário evidenciar aos seus superiores que você gostaria de mais oportunidades para explorar suas habilidades.
Se não houver essa possibilidade no seu trabalho, ouça o seu coração e mude de vida.
4. Possui um relacionamento ruim com o seu superior ou equipe
Falta de comunicação com a equipe afeta o desempenho de qualquer indivíduo. Além disso, estar em um ambiente no qual você não se sente bem, é extremamente desconfortável.
Independentemente de sua função hierárquica, é importante ter um bom relacionamento com o chefe para manter um ambiente de trabalho harmonioso. Entretanto, se achar que ele persegue ou pressiona você acima da média, talvez seja melhor buscar outro líder ou até mesmo partir para o mundo do empreendedorismo.
5. Sua vida pessoal e profissional está desequilibrada
Outra situação de alerta é quando a vida pessoal e a profissional começam a entrar em conflito
Não esqueça de manter hobbies, ter momentos de lazer com amigos e com a família, realizar viagens, entre outros programas, para que você possa desopilar a sua cabeça do ambiente de trabalho. Caso você não esteja conseguindo realizar essas atividades por estar trabalhando demais, talvez seja o caso de repensar se suas atividades nessa organização são mais importantes que a sua saúde psicológica.
6. Saúde e bem-estar afetados
E por falar em saúde, o estresse por causa do excesso de trabalho, da pressão em cumprir metas ou da perseguição dos superiores, pode afetar o seu desempenho e ainda pode gerar uma série de prejuízos para sua saúde a curto e médio prazo.
Se esse for o seu caso, leve em consideração a sua saúde e procure um novo jeito de ganhar a vida.
--
Se você se identificou em algumas das situações citadas ao longo desse post, aproveito para trazer três dicas importantes:
1 – Invista em cursos – Muitas vezes um curso de especialização ou até mesmo cursos online podem te ajudar nessa caminhada, agregando valor às suas experiências e currículo;
2 – Reserva financeira – Faça uma reserva financeira e diminua seus gastos mensais, principalmente se você for fazer essa transição de carreira;
3- Faça networking na área – Converse com profissionais da área ou empresa que deseja e se possível faça trabalhos voluntários ou projetos autônomos.
Mas agora eu quero saber de você… Já passou por alguma dessas situações? Aproveite o espaço de comentários e compartilhe a sua experiência comigo!
#carreiras #curriculogeradordeentrevistas #curriculo #vagas #emprego #vagasdeemprego #rh #empregos #trabalhos #desemprego #recrutamento #carreira #mercadodetrabalho #empregonovo #transicaodecarreira
Gestor Financeiro | Controller
3 aMuito bom!!! Parabéns.
funcionario e representante de grandes empresas multi (alpargatas e bunge) a procura de novos desafios e opotunidades.
3 aOlá. Sim,vivenciei.isso em uma grande empresa de.esportivos.senti que.nao estavam valorizando a equipe.estavam acima.de.tudo e de todos .líderes preocupados mais.com seus egos ,com que a.propria organização. Pedi demissão,onde causei tremendo alvoroco,.estava em.convencao..muitos ali não Tinham coragem ,devido a empresa e suas marcas.mas não estava feliz ,devido ao tratamento que recebíamos.
ajudante de obra na Grupo CMP
3 aExatamente
Engenheiro de Segurança do Trabalho
3 aExcelente o artigo.