Sobe de escada, desce de elevador
Um pouco sobre as bolsas...
Na publicação da última quarta-feira (17/08), destacamos que o S&P500 havia se aproximado de pontos importantes quando olhamos para o gráfico. Esses pontos eram a média móvel de 200 dias e a linha de tendência de baixa (LTB). Falamos que desde o topo no final de 2021, o S&P estava na quarta tendência de alta no mercado de baixa. Estaríamos ou não numa tendência de alta? Ainda que seja cedo para responder essa questão, o S&P respeitou esses dois pontos e iniciou um processo de correção mais agudo na sexta-feira, se estendendo nesta manhã. Estamos de olho se foi mais um bull market rally ou se o S&P terá fôlego para romper essas duas barreiras e alcançar novo patamar de alta. De Wall Street a Faria Lima, os investidores estarão todos atentos ao simpósio de Jackson Role (evento americano que reúne os principais bancos centrais do mundo), que ocorre esta semana e poderá trazer pistas do Federal Reserve em relação aos rumos da taxa de juros nos EUA. A agenda econômica internacional ainda conta com PCE e PIB americano e na Zona do Euro o destaque fica por conta da Ata do BCE.
Em terras tupiniquins, após engatar uma sequência de altas, o Ibovespa caiu, seguindo as quedas lá fora. O índice, que vinha subindo de escada, de pouco em pouco com altas modestas, desceu de elevador na sexta-feira, 2,04%. Agora, resta saber se a falta de confiança no rali em Wall Street afetará o desempenho da bolsa brasileira ou se o Ibovespa terá fôlego para se descolar do mundo e manter a escalada. Ainda que estejamos no fim do aperto monetário e uma inflação declinante, se ocorrer uma queda forte nos mercados internacionais, dificilmente o mercado brasileiro não será impactado e estará em maus lençóis.
Recomendados pelo LinkedIn
Novidade Guide
Um novo evento sem precedentes tomou o mercado financeiro promovido pela Guide! Lançamos a primeira plataforma gráfica para traders com cashback do Brasil, para quem contratar a TradeEvolution operando pela Guide e ainda assim recebendo uma grana de volta. Sim, só na Guide tem plataforma com cashback para day trade para transformar e facilitar a vida do trader. Convidamos você a clicar aqui para conhecer mais sobre e conferir as condições para ter direito ao cashback. Vamos juntos construir a maior e melhor experiência day trader!
Assine agora a Newsletter completa para ter acesso à abertura e fechamento dos mercados, agenda econômica e recomendações de minicontratos de índice e dólar.
Quer mais informações sobre o mercado? Acesse o Guia Financeiro.