"Sobre educar os jovens para o futuro: o mundo precisa se esforçar mais."
Essa é a a frase que abre a introdução do artigo "The Worldwide Educating for the Future Index"produzido como uma primeira edição do "Índice Internacional de Educação para o Futuro". Metodologia criada para avaliar o quanto os sistemas educacionais dos países pesquisados estão se adaptando para enfrentar o desafio de preparar jovens para um mundo transformado pela tecnologia digital e e pela globalização dos sistemas econômicos.
As conclusões ressaltam a importância da educação por projetos, das habilidades para trabalhar em grupo, para resolver problemas e o conhecimento em questões relacionadas a cidadania global. O relatório destaca que pais e professores devem preparar os jovens em termos de habilidades e atitudes para aplicar conceitos acadêmicos no mundo exterior a sala de aula, entendendo a aprendizagem como um processo orgânico, sem limitações ao espaço da escola.
Recomendações de políticas públicas e prioridades de investimentos vêm acompanhadas de gráficos e dados interessantes ilustrando esse novo índice elaborado pelo Yidan Prize, (organização criada em 2016 com o objetivo de promover um mundo melhor através da educação), validado por especialistas de vários países e publicada por The Economist Intelligence Unit Ltd, vale conferir, fica a dica!