Sobre Homeschooling
Homeschooling é a prática educacional de educar as crianças em casa, ao invés de enviá-las às escolas. O homeschooling tem sido mencionado como recurso de reparação à educação de má qualidade que assola o país.Em relação a isso é importante contemplarmos as diversas realidades da população brasileira.
Primeiramente, se o ensino público não está bom é importante como cidadãos questionarmos: o que se pode fazer para torná -lo melhor? Esse é um questionamento que todo cidadão deve fazer, já que na LDB está prevista a participação popular na escola, com a gestão democrática. O que se vê no entanto é que muitas famílias não dialogam com a escola.
Hoje, sabemos que muitos pais de alunos de escola pública mal sabem ler e escrever, sabemos que muitas mães de crianças do subúrbio trabalham a semana toda de doméstica, ou de babá na casa da patroa e retorna no final de semana, sabemos também que há crianças com os pais na dependência química, e outras cujos pais trabalham o dia inteiro, saem às 5:00 da manhã e retornam às 22:00 da noite. Para essas crianças o homeschooling não é a solução, eles precisam e têm direito a uma educação pública e esta tem de ser de qualidade.
Tentar resolver o déficit da educação com homeschooling é virar as costas a essas crianças.
O homeschooling pode ser uma alternativa interessante para alguns casos e algumas famílias: as que têm como garantir uma educação de qualidade casa para seus filhos. Desde que se atente para o fato de que educação inclui também habilidades sócio-emocionais, as quais são geralçmente desenvolvidas em situações de interação social.
Para que um homeschooling eficiente ocorra, é preciso haver avaliação constante, e fiscalização, para que pais inescrupulosos não usem o homeschooling como forma de mascarar abusos, visto que essa escola, é muitas vezes o lugar de refúgio de crianças que podem se ver livres de abusos, por denúncias advindas de membros da comunidade escolar. Também é na escola que são sinalizados transtornos que vaõ emergir a partir da dificuldade de adequação de algumas crianças. Logo é preciso que o homeschooling não seja utilizado como forma de mascarar realidades socialmente inadequadas.
Em suma, homeschooling pode ser uma alternativa de projeto educacional para quem tem condições de arcar com ele, mas não pode ser substituto da educação formal para crianças que não têm essa opção disponível. Educação é obrigação do Estado e dever de todos, garantido pela Constituição Federal, o Estado não pode se abster disso, alegando ineficiência.
Por Carla de O.S Dias