Sobre o Raio-X Gestão das Agências de MKT no Brasil
Tive o prazer de ter acesso ao material elaborado com base numa pesquisa inédita, realizada em conjunto pela Resultados Digitais e pela iClips, cujo conteúdo faz jus ao título: Raio X – Gestão das Agências de Marketing no Brasil.
O material é uma ótima referência para entender um pouco mais do mundo das pequenas e médias agências de comunicação e marketing. Me antecipando e dando alguns spoilers, nem tudo são flores, aliás, tem alguns números sobre as agências entrevistadas que assustam:
- 1/3 Não possui valores, missão e visão definidos. Portanto, difícil para quem prospecta e negocia comercialmente com o cliente oferecer algum valor ou vantagem competitiva.
- 1/3 Não tem foco no cliente. É como montar um boteco para vender só o que eu mesmo gosto, na certeza que todo cliente é igual.
- 1/3 dos profissionais possuem papel definido dentro das agências e são especialistas, os demais são generalistas que não dominam com propriedade, ou possuem a experiência necessária para desempenharem outras expertises que lhe são atribuídas.
Há um percentual grande de CEO´s e Sócios se dedicando às tarefas táticas e operacionais. Destes ainda, a metade declarou ter problemas com sobrecarga de trabalho e falta de tempo para planejamento e gestão.
Poucas agências aplicam ferramentas de avaliações, análises e projeções financeiras, sendo que 10% sequer sabe se está no lucro ou no prejuízo; pior, 1/3 não faz previsão de caixa e nem sonha com o capital de giro para sobreviver.
Outro problema, grave na minha opinião, é a questão da precificação. A maioria das agências entrevistadas precificam com base nos custos estimados, se baseando em tabelas (sindicais, associações, etc) ou prática de mercado. Ainda é incomum a prática da precificação pela percepção de valor.
Em relação ao capital intelectual, metade não oferece plano de carreira, possuem problemas de fluxo interno e falhas processuais que prejudicam o relacionamento com o cliente.
Apenas externei minha humilde opinião sobre alguns pontos que me saltaram às vistas. Vale à pena conferir o material, é fácil fazer o download no link abaixo, que inclusive possui outros links interessantes com material de apoio no PDF baixado.
Sabe aquela frase: Consulte um médico regularmente ? – Então, consulte um bom profissional regularmente, ou melhor, tenha um integralmente com experiência e que conheça bem operações, finanças e o mercado, com certeza, fará bem para a saúde da sua empresa e para a sua própria saúde...rsrs...