SONEGAÇÃO FISCAL POR FALTA DE CONTROLE DE ESTOQUE
A movimentação de produtos no mercado é fundamental para o correto controle de estoque, entretanto empresas estão sem o devido preparo administrativo e fiscal para a demanda de venda, compra, avaria, troca e devolução.
Uma das principais ações das consultorias que atuo, é a montagem do quiosque de Troca e Devolução, com o devido trâmite fiscal.
As corporações evoluíram com implantação de softwares para controle de estoque (compras e Vendas, com emissão de nota fiscal eletrônica), porém o tratamento correto de troca e devolução é fundamental para não caracterizar SONEGAÇÃO FISCAL.
Todo o cuidado de comprar com a devida emissão de notas fiscais de seus fornecedores, deve ter o tratamento de Troca, Avaria e devolução feita por meio de emissão eletrônica de notas. Caso contrário, a empresa poderá emitir nota de venda de um mesmo produto mais de uma vez, pagar imposto duplicado ou até mesmo triplicado, e ainda ser notificada por omissão de entrada (falta de nota de compra-entrada) caso não faça a emissão das trocas e devoluções.
Da mesma forma deve ser feito a emissão de avaria de produtos, seja por quebra, roubo/furto e por vencimento de validade, para a correta baixa do estoque através da emissão de nota eletrônica, o qual tratará a questão e não gera imposto a pagar.
O profissional responsável pelo faturamento da empresa, além do conhecimento contábil, precisa se manter afinado com o prestador de serviços de contabilidade e de suporte técnico do software da empresa.
Por fim, o resumo que fica desta explanação é: " Não adianta comprar e vender 100% com nota fiscal, e não tratar as movimentações extras, pois poderá pagar imposto a maior, e ainda assim ser multado por omissão de entrada".
Marinélia Brandão
Consultoria Administrativa Avançada