Sou gestor, e agora? - 7 Dicas de como não arruinar sua promoção...

Sou gestor, e agora? - 7 Dicas de como não arruinar sua promoção...

Você investiu, suou mesmo a camisa. Depois de alguns anos dando duro, finalmente você obteve aquela promoção tão sonhada. Provavelmente você repassou mentalmente tudo que faria ao assumir a sua primeira posição como gestor de pessoas, mas não contava com algumas variáveis importantes. Não se preocupe. Muita gente que passou pelo mesmo desafio também não contava.

Estudos recentes demonstraram que o primeiro cargo gerencial é um das experiências mais relevantes para a construção das bases do perfil dos profissionais como gestores. Esse estágio da carreira tem uma influência muito grande sobre o desenvolvimento dos executivos, pois é nessa passagem que construirão habilidades e comportamentos que vão impactar o resto de suas carreiras.

Apesar disso, ter um bom resultado como um gestor novato exige do profissional uma grande mudança para a qual a maioria não está preparada. Novos gestores podem até reconhecer essa transição na teoria. Talvez tenham até mesmo estudado esse momento em cursos de MBA ou pós-graduação, mas raramente compreendem, de fato, suas responsabilidades ao assumir o papel novo. A grande maioria das vezes levam mais tempo do que o apropriado para perceber que não podem mais continuar a se comportar como colaboradores individuais, competindo com seus subordinados diretos sobre a forma de executar as tarefas. Ou pior ainda, colocando-se como “amigos” deles.

Isto posto, os desafios da primeira posição como gestor talvez sejam os mais críticos. Isso porque esses profissionais recém promovidos, em sua maioria excelentes técnicos na realização de uma determinada tarefa - pela primeira vez terão que gerenciar outras pessoas, e não mais uma, mas sim um conjunto de tarefas. Assim, não é muito simples para esse profissional perceber que deve agora abrir mão das atividades que lhe valeram uma promoção para gestor.

Segundo uma pesquisa realizada em 2013 com mais de 4.392 gestores novatos, há ainda um agravante que é o fato de “não estão acostumados a ter que lidar com as necessidades e expectativas de outros colaboradores. Não sabem que, em vez de executar o trabalho por conta própria, na nova posição devem conseguir que o trabalho seja realizado por meio dos outros. Ao não realizar as mudanças necessárias para exercer seu novo papel, gestores novatos podem causar um grande impacto obstruindo o pipeline de liderança.” (Pesquisa LAB SSJ sobre Primeira Gestão – Março/2013). Acrescente isso ao fato de que mais de 85% das empresas não possuem qualquer preparação formal desses executivos para que assumissem o cargo e você terá uma bomba relógio corporativa.

Assim, é de se esperar que esses profissionais cometam gafes corporativas que poderiam até mesmo arruinar sua promoção. Este é um apanhado de algumas dicas essenciais para evitar armadilhas que podem prejudicar seu crescimento, desacelerar sua carreira e até mesmo interrompê-la.

  1. BAIXA A BOLA – Ok. Você chegou até por mérito e desempenho, mas você era fera no que fazia. Na nova posição você é apenas um aprendiz. Tenha humildade para reconhecer que está num momento de passagem e portanto precisa aprender novas habilidades para dar conta do recado.
  2. OUÇA SEUS PARES E SUBORDINADOS – Muita gente assume um desafio novo e se acha o dono da razão. Que só ele sabe fazer bem determinada tarefa. Lembre-se que no papel de gestor um dos maiores desafios é delegar responsabilidades. Líderes centralizadores tendem a se sobrecarregar e prejudicar sua performance, pois tem dificuldade em delegar, não são claros e podem perder confiança e credibilidade.
  3. CUIDE DO NETWORKING - Por mais fora da curva que você seja, um profissional não chega a lugar algum sozinho. A habilidade de criar e manter relacionamentos profissionais é essencial para quem quer desenvolver uma carreira de sucesso.
  4. NÃO SABER DIZER NÃO – Aceitar tudo que te pedem para agradar seus superiores pode ser um caminho perigoso. Principalmente para trabalhos com os quais não está familiarizado.
  5. ORGANIZA-SE – O único recurso que é impossível de ser incrementado é o tempo. Executivos que são incapazes de gerenciar sua agenda para dar conta dos seus objetivos apresentam uma falha comum que leva não somente ao trabalho extra, como também a um profundo desgaste físico e emocional.
  6. ADMINISTRAR A PRESSÃO – Quanto mais se sobe na pirâmide organizacional, maior é a pressão por metas e resultados, e maior é a sua responsabilidade. Assim, repassar essa pressão sem qualquer filtro para sua equipe é sinal de despreparo e inabilidade na gestão de pessoas.
  7. MANTENHA O DESENVOLVIMENTO CONTINUO – Não deixe de continuar buscando desenvolvimento pessoal e profissional, mas sempre alinhado aos seus objetivos de carreira. Cursos formais aumentam seu conhecimento, agregam novas informações e melhoram seu networking.
Aline Molinari

People Strategy, Data Insights, Talent and Performance Development | HRBP Manager | HR Manager | Brazil Commercial HRBP at Ferrero

8 a

Guilherme, obrigada pela postagem. Gosto muito dessa forma de visualizar essa questão. Um forte abraço.

Luciano Dos Santos Lima

Tenico em Segurança do Trabalho

9 a

Realmente obrigado pelas dicas

Marcelo dos Santos Souza

Certificação: Suvinil (Patologias), Eucatex (preparação de Drywall, Coral (pintura externa) e uso de Verniz

9 a

Dicas de grande valia para lideres criados por gestores severos... A humildade é um fator basico na administração de equipes, pois você tem que empregar sempre para todos a vontade de fazer o negócio crescer e que todos cresçam com ele. Podendo assim trazer a equipe para seu lado! E nunca se abraça tudo! Lider, delega para outros fazerem...

Sergio Cabral Junior

Propaganda Médica / Consultor Vendas / Propagandista / Executivo de Vendas l KAM Retail / Non Reatail l Hospitalar / Onco - Hemato / Produtos Alto Custo

9 a

Importante e difícil é conseguir manter a humildade sem perder foco no seu objetivo de vida.

Mauro Luiz Soratto

Eng. Mecânico na Soratto Soldas

9 a

Esta e uma ferramenta de trabalho importante.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Guilherme Françoso

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos