A Sprint de 3 dias que deu certo
Em todos livros de metodologias ágeis que li até o momento, a proposta de sprint traz muito bem definido a sugestão de quantos membros são necessários, o que cada um faz e o que fazer em cada dia. Mas na realidade de times enxutos, é muito difícil atender todos requisitos e no fim temos que nos virar com o que temos.
E o que eu tinha era:
Iniciamos este processo à distância, mas eu sentia que cada modificação que fazia, levava muito tempo para receber feedback. Então levantei a proposta de Sprint de 3 dias para uma versão inicial da ferramenta que precisava entregar.
Graças à sabedoria Lean a proposta foi aceita. O problema é que eu nunca tinha feito nenhum evento em formato Sprint.... mas confiei na base da teoria e adaptei para o que eu sabia que era possível de executar.
A Sprint
Para dar certo eu precisei ter muito bem definido:
O resto é modificável, mas se esses três pontos não estão claros, você vai entrar esperando sair com um gato e receber um elefante. Defina bem, para saber se guiar bem.
Com esses pontos, cara de pau e coragem, fui até o escritório onde fica o time que eu precisava trabalhar e começamos. Essa agenda foi a que eu utilizei, mas como disse, o caminho é adaptável desde que você tenha as condições de contorno claras.
A Agenda
A agenda que eu utilizei deixava a primeira hora do dia livre para as atividades de rotina por conta das equipes serem enxutas, então as outras tarefas que eu não podia postergar, fazia nessa hora. Depois disso meu status ficava em "Out of Office" e só respondia caso fosse urgente.
Para facilitar estou considerando uma jornada das 8h às 17h.
Dia 1
9h às 11h - Entender a necessidade do seu cliente.
Algumas perguntas que auxiliam:
Lembrando que isso não é uma entrevista de emprego, é uma conversa. Deixe a pessoa desabafar a vida e durante esse tempo você vai identificar esses pontos.
11h às 12h - Obter todos acessos e ferramentas utilizadas no processo atual.
Ex: Planilhas de controle, base de dados.
13h às 16h - Desenvolvimento.
Recomendados pelo LinkedIn
Procure estruturar bem a base do produto para que ele seja adaptável aos protótipos e por fim, desenvolva um protótipo.
16h - 17h - Teste e feedback.
Explique a proposta e utilização do protótipo. Quais aspectos do processo atual esse protótipo cobre, quais novos aspectos estão disponíveis e o que foi descartado?
Deixe o usuário à vontade para testar e falar o que acha. Não tenha apego emocional ao que você desenvolveu.
Dia 2
9h às 10h - Discussão dos pontos levantados e definição de novas ações do dia.
10h às 16h - Desenvolvimento.
No segundo dia o contato deve estar mais fluido, então durante o dia você deve tirar novas dúvidas que vão surgir ao longo do desenvolvimento bem como sugestão de novas ideias.
Melhore o protótipo.
16h às 17h - Revisão do protótipo e feedback.
Assim como no dia anterior, converse e colha a opinião do usuário.
Dia 3
9h às 10h - Revisão dos pontos levantados e definição das últimas ações.
10h às 12h - Ajustes na ferramenta e disponibilização da versão para uso.
13h às 15h - Documentação.
Registre tudo o que foi feito durante esses dias para que essas informações sejam usadas na próxima Sprint.
16h - Finalização.
É importante ter um momento para uma conversa final para revisar o que foi conquistado, o que ficou em pendência e no meu caso, dar tchau e agradecer os envolvidos.
Final Produtivo
No fim eu saí com todas tarefas definidas concluídas. Assim como seu cliente deve ser sincero com você, seja sincero em o que vocês podem atingir neste período.
O objetivo daquela Sprint foi atingido e os próximos passos estão bem claros para seguirmos em melhoria contínua.
Se essa agenda for útil para você, teste e compartilhe com seus colegas! Assim seguimos espalhando a boa palavra das metodologias ágeis!
Project Management/ Renewable/ O&M
1 aMuito bom Vitória. Seria importante em uma próxima Sprint deixar um espaço melhor para revisão da Sprint. Para ambientes dinámicos recomendo também o Livro PM Canvas do Finochio. Utilizei no meu TCC.