SQUAD - Equipe multifuncional que atua como uma pequena Startup dentro de uma organização.
SQUAD , programa que surgiu com o sentido de responder as demandas de design digital e UX design da indústria portuguesa.
É um curso que envolve Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do Politécnico do Porto, alunos da Engenharia da Computação da New York City Design Factory e estudantes de Gestão de Negócios da Universidade de Tecnologia de Varsóvia para desenvolverem projetos reais de design digital e UX design para empresas.
Foi o primeiro programa que tomei conhecimento quando cheguei a Porto Design Factory (PDF), a então professora assistente Caroline Faria fez questõ de esclarecer tanto para mim quanto para o Professor Alfredo Gouveia, conterrâneo a qual tive o prazer de conhecer, que é docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e que também ali estava para realizar um estudo sobre a PDF.
O programa que foi idealizado por Rui Coutinho, então idealizador e gestor da PDF e tem a metodologia inspirada no processo Double Diamond da Design Council, na ideologia de design IDEO e no processo de Design Thinking do Instituto Hasso Plattner de Design em Stanford, comumente conhecido como d.school, um lugar para exploradores e experimentadores da Universidade de Stanford.
Conforme o Handbook do programa a questão principal em quase todas ideias criativas ou projeto de design é como chegar do ponto:
A - "Não sei" ou "Pode ser" - para apontar
B - "Sabe" ou "Deveria ser".
Fases
1. Pesquisa
visão do problema (divergente)
2. Síntese
a área para focar (convergindo)
3. Ideação
soluções em potencial (divergentes)
4. Implementação
soluções que funcionam (convergentes)
Dentre os objetivos pedagógicos do curso está o de desenvolver competências técnicas, criativas e estratégicas dos alunos para liderar a mudança nesta indústria em evolução. Os alunos exploram o UX design (ciência que pensa exclusivamente na relação de um produto com o usuário, buscando torná-la mais natural e simples), compreensão do comportamento humano, pesquisa rigorosa, tecnologias digitais e prototipagem, gestão de projetos, negócios e como construir uma equipe eficiente. A equipe do SQUAD funciona como pequenos grupos multidisciplinares com objetivos específicos, como se fosse uma pequena startup dentro de uma empresa, onde aqui o desafio desses alunos é projetar e desenvolver experiências significativas, tanto online como off-line para os usuários. Este conceito tornou-se famoso através do Spotify.
Foram 3 (três) equipes SQUAD no período em que estive presente, e todas desenvolveram aplicativos dentro das empresas selecionadas com a finalidade de otimizar a experiência com o cliente. Na CapWatt, que é uma companhia renomada de produção de energia descentralizada no mercado Português, os alunos desenvolveram um que tem acesso aos dados de consumo da sua energia elétrica, e através de metas personalizável incentiva o usuário a economizar energia. Já na LBF, indústria de produção de móveis foi desenvolvido o aplicativo Furniture Care, focado nos montadores de móveis que prestam serviços freelance para empresa, funciona como um “Uber” do segmento. E a terceira equipe desenvolveu um aplicativo que conecta diretamente o usuário ao suporte técnico da empresa RACE, do setor de refrigeração e climatização. Proporcionando economia de custos com Call Center e otimizando as resoluções dos problemas.