Sua empresa é resiliente?

Sua empresa é resiliente?

Um dos temas mais discutidos hoje em dia quando se trada de desenvolvimento pessoal e profissional é a resiliência, que consiste na habilidade e a capacidade de se manter firme em condições de enorme estresse e mudança e, já que podemos treinar nosso cérebro para sermos pessoas mais resilientes, também podemos preparar nossas empresas para serem mais resilientes, mas como? 

Existem três características que se destacam em pessoas resilientes*: uma convicta aceitação da realidade; uma crença profunda, realçada por valores fortes, de que a vida tem um significado; e uma incrível capacidade de improvisar e, como podemos converter essas características pessoais em identidade corporativa? 

Aceitando a realidade  

Empresas resilientes conhecem bem seu mercado e consegue identificar de forma proativa como os players se comportam. Elas trabalham com previsibilidade de receitas futuras, utilizam-se de recursos gerenciais para ter controle e tomar decisões baseadas nos fatos e nas tenências.  

Empresas não resilientes não olham fatos e tendências de mercado juntos. Estão mais preocupadas em olhar para dentro do seu negócio, e tomar decisões baseadas nos seus números, quando tomam decisões baseadas em algo, e esquecem de incluir as variáveis externas para se anteciparem quanto as "surpresas" dos concorrentes, fornecedores, ou da mudança de comportamento de consumo dos clientes. 

Para aceitar a realidade, é preciso conhecer com profundidade o cenário em que atua, estudando o mercado, analisando seus indicadores financeiros e econômicos, compreendendo a verdadeira relevância do seu produto para seus clientes e quais são as expectativas que não estão sendo atendidas. 

Construindo Valores fortes 

Empresas resilientes levam a sério seus valores, traduzem eles em ações e comportamentos que precisam ser seguidos pelas pessoas. São compostas por lideranças que compartilham os interesses das empresas com os colaboradores de todos os níveis hierárquicos pois entendem que os valores moldam a cultura da empresa e define como as pessoas se comportam diante de suas tarefas diárias e dos desafios que surgem. 

Empresas não resilientes não conhecem os valores que norteiam os comportamentos de seus colaboradores. Podem até possui faixas e banners distribuídos pelos corredores das empresa com a descrição de seus valores, mas, ao perguntar a colaboradores de uma mesma equipe que executam as mesmas atividades, como eles aplicam cada um daqueles valores em suas tarefas, terá respostas distintas e, provavelmente incoerentes, pois aqueles valores não fazem parte do DNA da empresa. 

Para a empresa ter valores fortes, precisa ter um propósito claro, uma ambição que seja compartilhada com os colaboradores e que faça sentido para eles, de modo que estejam alinhada com seus propósitos de vida e ambições. 

Aprimorando a Capacidade de Improvisar  

A capacidade de improvisar é imprescindível para as empresas resilientes, pois as adversidades surgem o tempo inteiro e, com flexibilidade para tomar decisões rápidas e precisas, as empresas superam as dificuldades e conquistam seus clientes no dia a dia, sendo esta característica de improvisação, já intrínseco a rotina da empresa. 

Empresas não resilientes possuem pessoas lidando com situações que não possuem autonomia para decidir, ou possuem ter informações suficientes para tomar a melhor decisão, seja por não conhecer com profundidade a realidade, seja por não está integralmente alinhada com os valores da empresa, e assim, perdem negócios, perdem clientes e perdem receitas. 

A capacidade de uma empresa improvisar não está diretamente relacionada com a criatividade, e sim com o planejamento, organização e padronização, a exemplo de uma empresa que sofrendo uma catástrofe, como o desabamento de um prédio, por exemplo. Não é sua capacidade criativa que vai salvar o maior número de pessoas, mas sim a execução rigorosa do protocolo de segurança para evacuação. Portanto, primeiro a padronização, para evitar ao máximo a exposição às perdas e, logo em seguida, a criatividade, para a construção de soluções inéditas para recuperação do estresse devido perdas (mínimas) inevitáveis. 

Assim como as pessoas que buscam aprimorar suas capacidades e habilidades de em se manterem firmes em condições de estresse e mudanças, as empresas também podem se aprimorar, desenvolvendo essas três características básicas de desenvolver e fortalecer seus valores, aceitarem a realidade e terem capacidade de improvisar. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos