Submissão a incompetência

Diante de um mercado de trabalho jovem deparamos muitas vezes com a seguinte situação: Gestores muitos jovens exercendo papel de liderança no qual não estão habilitados a exercer.

Sim, isso é uma realidade cada vez comum em pequenas empresas, pessoas que pelo fato de executar bem tarefas cotidianas acabam por ser promovidas a cargos de liderança, mesmo que não estão capacitados ou ainda desenvolveram esta qualidade.

Por muitas vezes é comum a prática de "abandono aos subordinados" e perda de direção perante a eles. No caso de "abandono" aos subordinados podemos citar exemplos do qual o então subordinado ao ter uma falha (ou quase falha) no seu setor, em suas tarefas é claramente deixado de lado pelo seu gestor. Por outro lado a perda de direção é quando o subordinado desempenha um papel acima da capacidade do gestor e este utiliza-se da hierarquia e falta de aproximação do subordinado junto a diretoria para o diminuí-lo ou até mesmo atacar sua auto-estima para simplesmente proteger o cargo e a posição

Isso se dar um processo que eu chamo de Submissão a Incapacidade, onde não existe evolução de ambas as partes. Um líder deve ser o exemplo dos seus liderados e estes ser o espelho da capacidade do líder.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos